Home Entretenimento Cultura Com inauguração de cineclube e mostra híbrida, Espírito Santo do Pinhal se consolida como polo cultural e turístico
Cultura

Com inauguração de cineclube e mostra híbrida, Espírito Santo do Pinhal se consolida como polo cultural e turístico

Envie
Screenshot
Divulgação
Envie

Cia da Hebe expande atividades culturais gratuitas e traz à cidade cineastas e artistas para encantar público; abertura oficial do cineclube, em 25 de agosto, terá a presença da cineasta Tata Amaral (foto)

Espírito Santo do Pinhal (SP) ganha o primeiro cineclube da região com a inauguração do CineHebeClube, da Cia da Hebe, no dia 25 de agosto. Iniciativa que garante portas abertas ao público e exibições gratuitas de filmes, o CineHebe será um convite à população da cidade e região para explorar novas abordagens cinematográficas, fora das telonas comerciais. Paralelamente à inauguração, a Cia da Hebe lança, em setembro, a Mostra de Arte Híbrida, que reunirá artistas de diferentes áreas para uma série de apresentações, oficinas e encontros. Com o lançamento, o evento entra para o calendário cultural anual da cidade.

“Iniciamos em 2015 as atividades da Cia da Hebe com projeções nas ruas. Usávamos os muros e fachadas dos casarões e da própria Cia, fazendo inúmeras projeções na cidade com fotos, poemas, narrações. E, dentro do nosso conceito de trabalho, sempre tivemos um olhar de interação entre as linguagens da fotografia, o cinema, o teatro, a dança. Portanto, os projetos CineHebe e a Mostra Híbrida representam hoje a expansão da Cia da Hebe, formando um importante conjunto cultural para a cidade”, explica Mônica Sucupira, atriz, poeta e uma das fundadoras da associação de arte e cultura localizada no centro da cidade.

Com o CineHebe, estruturado com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal, os moradores terão acesso a uma programação gratuita única, focada em cultura, conexão, criatividade e diversidade. Para marcar o início das atividades do cineclube, a Cia da Hebe trará a Pinhal como primeira convidada a cineasta Tata Amaral, uma das mais importantes realizadoras do cinema brasileiro, diretora de filmes como “Através da Janela”, “Trago Comigo”, “Hoje”, “Antônia” e “Sequestro Relâmpago”, entre outros, e o projeto mais recente, uma série de entrevistas com cineastas mulheres brasileiras, “Como elas fazem”.

Tata estará presente na inauguração oficial marcada para o dia 25 de agosto, com a exibição de seu primeiro longa-metragem “Um céu de estrelas”, quando conversará com o público presente. Em seus filmes, a cineasta é reconhecida por retratar dramas sociais e políticos, buscando a preservação da memória da luta política de grupos sociais, especialmente das mulheres, por meio de suas protagonistas.

Neste domingo, dia 18 de agosto, acontecerá uma prévia das atividades do CineHebe com a estreia do minidocumentário “Meu Bem Querer”. Criado e produzido pela Cia da Hebe, o documentário retrata a beleza e a integridade de um casal formado por uma mulher trans e um homem cisgênero, que vivem na zona rural de uma cidade do interior de São Paulo. A exibição contará com uma conversa sobre a temática trans. O filme terá também exibições na zona rural e em bairros da cidade, com tradução em libras e áudio descrição.

Até o final de novembro, o Cine trará, além das exibições, a presença de cineastas para apresentar seus filmes e conversar com a plateia, oficina de cinema para crianças, sessões à tarde para idosos e em bairros da cidade, além de conversas temáticas.

Já a 1ª Mostra de Arte Híbrida nasceu a partir do conhecimento e das práticas nas áreas de fotografia, dança, teatro, poesia e artes gráficas, entre outras, já realizadas pela Cia da Hebe. “Esta é uma oportunidade de expansão da Cia. Temos um conjunto de atividades que representam a qualidade do trabalho aqui desenvolvido. A Cia da Hebe está propondo projetos artísticos e contemporâneos importantes para a cidade, que irão impulsionar a cultura, com a presença de cineastas e outras personalidades de destaque, beneficiando quem mora na cidade e o visitante e/ou turista”, afirma Mônica. A abertura oficial da Mostra será no dia 21 de setembro, às 20h30, com o espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo. Na mesma data, das 10h às 13h, haverá uma oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger.

A Mostra seguirá com as imersões “Toques de Tambor na Cultura Popular Brasileira”, com Cris Bueno e Inês Viana, das 10 às 12h e das 14h às 16h, no dia 28 de setembro, e “Clarice Lispector: escritora e pintora”, com Verônica Stinger, das 10h às 13h, no dia 05 de outubro. Já no dia 12 de outubro acontecerá a apresentação do espetáculo “Meu nome: Mamãe”, da Mundana Companhia de São Paulo, com Aury Porto, às 20h.

Um encontro com Cristiano Mascaro, o fotógrafo urbano, acontecerá na Mostra em 13 de outubro, às 17h30. A programação será encerrada com a oficina “Poesia, corpo e artes gráficas”, com o escritor André Gravatá, em 19 de outubro, das 10 às 12 e das 14h às 16h.

A Cia da Hebe é uma associação de arte e cultura sem fins lucrativos que colabora e proporciona à cidade um trabalho de formação e informação, por meio de exposições, atividades e eventos – tudo gratuito. Ocupa desde 2016 um casarão de 120 anos no centro da cidade.

Serviço:

Estreia do Curta Metragem “Meu Bem Querer” (com exibição em libras e áudio descrição), realizado pela Cia da Hebe

Ideia original: Mônica Sucupira, João Barim e Tika Tiritilli

Apresentando: Larissa e Luis Paulo

Lançamento: 18 de agosto de 2024, às 17h30

Público e Gratuito 

 

Abertura Oficial do Cine Clube Hebe – Com a presença da cineasta Tata Amaral

Data: 25 de agosto, às 17h30

Encontro: O cineasta e seu filme – Conversa e exibição do filme “Um céu de estrelas”

Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram ou whatsapp: (19) 9 883764138

Programação completa do CineHebeClube: Cia da Hebe

 

Abertura oficial da Mostra de Arte Híbrida

Data: 21 de setembro, das 10h às 13h

Oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger

. Às 20h30

Espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo – com Maristela Estrela e Mariana Sucupira

Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

ou whatsapp: (19) 9 883764138

Para oficinas e imersões, acesse o formulário no link da bio da @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram

Programação completa da Mostra: Cia da Hebe

Endereço da Cia da Hebe – Rua Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal

“Baile Dominguinho” celebrou o sucesso do projeto de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho

“Baile Dominguinho” celebrou o sucesso do projeto de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho

Leia Mais
Festival Barretube estreia com sucesso no Rancho do Peãozinho durante os 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Festival Barretube estreia com sucesso no Rancho do Peãozinho durante os 70 anos da Festa do Peão de Barretos

Leia Mais
Final de semana do feriado da Independência com programação de lazer no RioMar Recife

Final de semana do feriado da Independência com programação de lazer no RioMar Recife

Leia Mais
Dia da Amazônia: cantora Liz Amazônia difunde cultura paraense da Suíça para o mundo

Dia da Amazônia: cantora Liz Amazônia difunde cultura paraense da Suíça para o mundo

Leia Mais
Feira Artesanal Centro-Oeste retorna a Goiânia com maioria dos cursos gratuitos e foco na capacitação e valorização do artesanal

Feira Artesanal Centro-Oeste retorna a Goiânia com maioria dos cursos gratuitos e foco na capacitação e valorização do artesanal

Leia Mais
Envie