Home Estados Bahia Coletivo Malês promove visita e roda de conversa no MAM nesta quarta-feira (24)
Bahia

Coletivo Malês promove visita e roda de conversa no MAM nesta quarta-feira (24)

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Cerca de 60 pessoas, a maioria estudantes de colégios estaduais, estarão no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, para visitar a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e participar de uma roda de conversa com o tema: ‘Como a negação da cultura contribui para o genocídio da juventude negra’. A iniciativa é do ‘Coletivo Malês’ que será recebido pela Pinacoteca do Beiru (https://pinacotecadobeiru.art), participante do ‘Programa de Residências Artísticas do MAM’ desde outubro (2021) e prosseguindo até 9 de janeiro (2022).

A programação da roda de conversa incluiu como palestrantes a diretora da Unidade Escolar (CEGDC) e mestranda em Estudos da Linguagem (UNEB), Ilca Guimarães, o economista, professor e especialista em Ciências Políticas, Erivaldo Oliveira, e o músico e estudante de História, Igor Casaes, que fará um recital artístico. Os estudantes são dos colégios estaduais Severino Vieira e Dionísio Cerqueira com idades que variam entre 15 a 18 anos de idade.

AFRODESCENDÊNCIA/CRUZ e SOUZA – A Pinacoteca do Beiru trabalha com temáticas afrodescendentes desde o início de novembro, mês dedicado à visibilidade da política pública de afirmação de afrodescendentes, de combate ao racismo e contra a intolerância. “O Beiru está localizado entre Cabula, Avenida Paralela, Mata Escura, Narandiba, Sussuarana e mais de 86% da sua população se autodeclara afrodescendente”, explica Juliana Freire, produtora cultural da Pinacoteca.

A atividade marca ainda o dia do nascimento do poeta catarirense, Cruz e Souza (Florianópolis, 1861 – Antônio Carlos/MG, 1898), um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Filho de escravos alforriados, Cruz e Souza teve uma educação esmerada patrocinada pelos antigos patrões dos seus pais, dominando o francês, latim e grego, além de matemática e ciências naturais. Teve uma vida sofrida ao passar por muito preconceito, recusado como promotor de Laguna por ser negro e perdido quatro filhos para tuberculose o que o levou ao o que muitos consideram um estado de loucura.

PERIFERIAS e PINACOTECA – Para Clara Maiana Neves, coordenadora do Coletivo Malês, essas atividades auxiliam na conscientização de adolescentes e jovens para a importância do acesso à cultura e o poder transformador das artes e da cultura. “O acesso à cultura é urgente e necessário para milhares de jovens que nascem e habitam as periferias de Salvador”, ressalta Clara. Ela faz agradece ao apoio do deputado Jacob Lula da Silva para o evento.

A Pinacoteca tem promovido ainda outras rodas de conversa com o tema ‘Beiru e o Antigo Quilombo do Cabula: um lugar de resistência’, a ‘Oficina DUB’ no próximo dia 28, visitações gratuitas ao ateliê montado pelo artista Anderson AC – criador da Pinacoteca – onde ele estará trabalhando na Galeria 3, leituras públicas, aulas e as ‘Oficinas de Arte para Crianças’ nos dias 5 e 19 de dezembro. O uso de máscaras faciais é obrigatório.

Informações MAM: redes sociais (instagram e facebook), site www.mam.ba.gov.br ou via telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terça-feira a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas à visitação de 13h às 17h. O café, cinema Saladearte e os pátios de 12h às 20h. O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura/Ipac.

Fonte: Ascom/MAM

[ad_2]

Fonte

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie