Home Notícias Negócios Coletivo As Trapeiras lança loja virtual com produtos criativos que enaltecem a potência das mulheres
Negócios

Coletivo As Trapeiras lança loja virtual com produtos criativos que enaltecem a potência das mulheres

Envie
Default Featured Image
Envie

Em Outubro o Coletivo As Trapeiras – grupo de São Paulo que atua com o empoderamento das mulheres através da arte – promove o lançamento oficial de uma loja virtual com produtos ligados à temática feminista, além de dedicar uma parte especial do site para divulgação dos trabalhos de mulheres que já participaram de ações do grupo.

Esta é uma forma que o grupo encontrou para gerar subsídios para suas próximas ações, além de propagar para todo o Brasil este e outros trabalhos que têm transformado a vida de muitas pessoas, exaltando temáticas relevantes da luta das mulheres, principalmente o combate a violência doméstica

“Entendemos que um dos vários obstáculos que existem para sair do ciclo de violência doméstica, pode ser a falta de autonomia financeira. No transcurso de nossas ações, reconhecemos que precisamos não só enxergar nossas redes, como também articulá-las para encontrar vias de libertação. No decorrer do processo com cada grupo de mulheres, oferecemos compartilhar em nosso site, páginas e redes sociais em geral, para que elas tenham espaços não-burocráticos para conseguir vender seu trabalho e propagar suas potências. ”, comentam As Trapeiras.

A Lojinha dAs Trapeiras poderá ser acessada através do site astrapeiras.wixsite.com/as-trapeiras e do Instagram @astrapeiras, e contará com a série “Fortalecendo Mulheres” que será composta por camisetas, canecas, adesivos, bottons, marca-páginas e bandanas, que trarão estampadas ilustrações que evocam temas emblemáticos da luta feminista, além de propor reflexões que busquem o empoderamento das mulheres, buscando quebrar os ciclos de violência doméstica.

As ilustrações são de Helena Ariano, que tem como técnicas principais aquarela, nanquim, pastel oleoso e a xilogravura. E suas principais fontes de pesquisa estética são o grotesco e o abjeto, a mulher (e suas dissidências), a ilustração científica e a arte japonesa.

A  Designer Gráfico Thaís da Silva Ribeiro, foi desafiada a utilizar como base as artes da ilustradora Helena, criando produtos que para além da estética trazem mensagens de luta e libertação feminina em diálogo com a estética das Trapeiras, possibilitando assim, a ampliação da sua pesquisa quanto a traços e texturas.

“A Lojinha d’As Trapeiras” é um trabalho coletivo na sua criação e forma, onde as potências de cada integrante do coletivo e das artistas parceiras são referências que tem que ser compartilhadas com o mundo”, explica o grupo.

A “Lojinha d’As Trapeiras” faz parte do projeto “Fortalecendo Mulheres”, contemplado na 17ª edição do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo (VAI) 2020 – Modalidade 2 que teve início em janeiro de 2021, e em julho o coletivo finalizou essa grande temporada de circulação do projeto, realizando oficinas e vivências teatrais com mulheres frequentadoras, trabalhadoras e vinculadas aos Serviços Especializados de Atendimento à Mulher. As ações de julho foram realizadas nos Centros de Cidadania da Mulher (CCM) –  Casa Parelheiros e Casa Ser Dorinha, onde o cruzamento intergeracional foi bem presente, já que as participantes eram mulheres de 11 a 67 anos de idade.

Em suas ações, o grupo vem construindo espaços seguros, exercitando a potência de criar e reconhecer uma estetica feminista. As trocas e diversidade de perspectivas, conhecimentos e vivências compartilhadas pelas participantes, ativaram diálogos respeitosos onde cada uma delas pôde se sentir reconhecida e valorizada.

O coletivo As Trapeiras foi fundado em 2015 por Sabrina Motta, Jessica Duran e Ivy Mari Mikami. Já contou com as artistas Carol Doro, Patrícia Silva, Marina Afarez, Cecília Botoli, e atualmente é integrado pelas artistas plurais Amabile Inaê, Ivy Mari Mikami e Verónica Gálvez Collado.

SERVIÇO: Lançamento Lojinha As Trapeiras

Site: astrapeiras.wixsite.com/as-trapeiras

Instagram: @astrapeiras

Facebook: www.facebook.com/astrapeiras

Youtube: www.youtube.com/channel/UCrDAharuzeZCtg7tazFJGHw/featured

Brasil digital: dez anos de transformação no setor bancário

Brasil digital: dez anos de transformação no setor bancário

Leia Mais
Monatiza Brazil aposta em visibilidade editorial para impulsionar negócios

Monatiza Brazil aposta em visibilidade editorial para impulsionar negócios

Leia Mais
Brahma leva caminhão dourado para celebração do título do Garantido

Brahma leva caminhão dourado para celebração do título do Garantido

Leia Mais
Do flerte ao relacionamento sério: por que tantas criadoras estão escolhendo o Close Fans?

Do flerte ao relacionamento sério: por que tantas criadoras estão escolhendo o Close Fans?

Leia Mais
Abrasel Leste Fluminense RJ realiza evento na Região Oceânica de Niterói

Abrasel Leste Fluminense RJ realiza evento na Região Oceânica de Niterói

Leia Mais
Envie