O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil. Pode-se dizer, inclusive, que ele foi o grande responsável por revolucionar o mundo da engenharia, já que foi o responsável direto pela estruturação das cidades. Além de ser uma matéria-prima resistente, é 100% versátil, o que atrai os olhos da indústria.
Saiba mais sobre o cimento a seguir e entenda por que ele é, de certa forma, a base da construção civil.
Como o cimento é feito?
O cimento é composto por vários materiais, o principal é calcário e argila, duas matérias extraídas da natureza que passam por várias etapas até se transformarem no produto final.
As pedras de calcário e argila são britadas em pedaços menores e moídas em um moinho de té virarem um pó fino. Depois, passam por um processo chamado de homogeneização que garante a qualidade do produto e o transforma na chamada farinha crua.
Mais tarde, a farinha levada à torre de pré calcinação e depois levada ao forno rotativo com temperaturas de até 1450°C. Graças a uma série de reações químicas, a farinha crua se transforma em um material granular chamado clínquer.
O clínquer é resfriado e posteriormente moído com gesso e outros aditivos (como escória de alto forno ou calcário) para regular as propriedades do cimento. Esse produto moido é finalmente chamado de cimento e armazenado num silo para que resfrie e descanse. Posteriormente esse cimento é extraído do fundo do silo e levado para ensacamento ou carregamento a granel (em caminhões tanque).
Aplicações do cimento
Por ser altamente versátil e resistente, o cimento pode ser utilizado em diferentes aplicações. Sua principal função é servir como “ligante” para unir outros materiais, como areia e pedra britada, água e aditivos, formando uma pasta que endurece com o tempo. Portanto, entre as principais aplicações da obra-prima, estão:
- Concreto: sendo o mais conhecido, é utilizado em fundações, estruturas, vigas, pilares, lajes, pisos e outros elementos;
- Argamassa: utilizada para assentar blocos de concreto, cerâmicas e outros materiais de construção;
- Reboco: trata-se de uma camada de argamassa aplicada sobre as paredes para proteger e alisar a superfície;
- Alvenaria: o cimento é utilizado na produção de blocos de concreto e outros materiais de alvenaria;
- Artefatos de concreto: por fim, o concreto pode ser usado para fabricar diversos artefatos pré-moldados, como postes, telhas, manilhas, tubos e outros elementos decorativos.
Por que o cimento é a base da construção civil?
O cimento é a base da construção civil por diversos motivos, a começar pela sua durabilidade e resistência. Além disso, o material é abundante, fácil de usar e com um bom custo-benefício, o que faz dele a principal solução para as estruturas.
Para construir monumentos, prédios, vias e pontes, seria necessário utilizar materiais que fossem adeptos à chuva, ao vento e a outros fenômenos da natureza. E o cimento, para variar, suporta tudo isso.
Outro detalhe importante é o custo-benefício. Em comparação a outros materiais de construção, o concreto é um material relativamente barato, já que será reservado por muitos anos.
A indústria de cimento está em constante desenvolvimento, criando novas tecnologias para melhorar a propriedade do material e reduzir o seu impacto ambiental. Portanto, a tendência de endeusar esse produto e utilizá-lo em diferentes estruturas só aumenta.