A febre oropouche é transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, chamado popularmente de maruim, meruim, mosquito pólvora ou mosquito do mangue e os sintomas são parecidos com a dengue, incluindo febre, mal estar, dores de cabeça e musculares, náuseas, diarreia e cansaço. O primeiro caso no mundo foi registrado na década de 50. Só para se ter uma ideia, existem mais de 3,5 mil espécies de insetos em todo o planeta e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano e causam bilhões de patologias.
No Brasil, a população tem no repelente para roupas Protec e no repelente para pele FLY dois importantes aliados contra o maruim, contra o Aedes aegypti (causador da dengue e outras enfermidades) e contra picadas de insetos urbanos e silvestres.
O Protec faz parte do portfólio da empresa de alta tecnologia Aya-Tech e nasceu em 2010 pelas mãos de Fernanda Checchinato, CEO da companhia. O produto possui vários diferenciais em relação a outros concorrentes diretos e indiretos. Primeiro, ele não é para a pele, é um repelente para aplicação exclusiva em roupas, tecidos e superfícies, desde camisas, camisetas, bonés, casacos, mantas, cobertores, edredons, lençóis, fronhas, toalhas, cortinas, tapetes, sofás, meias, elásticos e tiaras de cabelo, coleiras de animais, uniformes, tênis e roupas em geral e até mesmo em telas de mosquiteiros, carrinhos de bebês, bancos de carros, pisos, paredes, azulejos, vasos, batente de portas, janelas, livros, barracas de camping e barcos. Segundo, é o primeiro repelente do mundo certificado no Brasil pela Anvisa. Terceiro, ele tem ação comprovada por 20 lavagens ou 60 dias. E quarto, entre outros detalhes únicos, sua fórmula é vegana e usa permetrina (extraída da flor crisântemo) como princípio ativo e água como solvente – o que torna o produto inodoro, antialérgico e inofensivo para humanos, incluindo recém-nascidos, bebês e crianças maiores, idosos e grávidas, animais e meio ambiente.
Além do Protec, com 1% de ativos, e do repelente dérmico FLY, Fernanda Checchinato criou vários produtos para saúde e bem-estar à frente da Aya-Tech, a exemplo de bactericidas, fungicidas e viricidas para roupas, antissépticos sem álcool para mãos e corpo, o repelente em aerossol Bite Block (que conta com 0,5% de ativos, protege contra insetos e pode ser facilmente transportado na bolsa ou na bagagem em viagens nacionais e internacionais) e a linha GY de cosméticos infantis tipo slime que colorem a pele da criança sem causar alergia ou desconforto e incentiva a higiene dos pequenos de forma lúdica e criativa.
Entre os novos ítens em fase de desenvolvimento que deverão ser incorporados em breve ao portfólio da empresa estão um repelente para aplicação em couro e um produto para sapatos para portadores de epidermoliose bolhosa.
Mais informações sobre a Aya Tech e seus produtos estão disponíveis em https://www.aya-tech.com.br.
Nas mídias sociais, a empresa de alta tecnologia integrante do ecossistema brasileiro de startups está em https://www.instagram.com/aya_tech_oficial e https://www.facebook.com/ayatecnologia.