Home Estados Bahia CIATox-BA é referência no país em atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos
Bahia

CIATox-BA é referência no país em atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos

Envie
Default Featured Image
Envie

Em 2022, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) completa 42 anos como referência na orientação, diagnóstico e assistência de pacientes intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas. Nesse período, a unidade, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já realizou mais de 200 mil atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos, além de atuar na capacitação de estudantes e profissionais da área da saúde de diversas regiões da Bahia.

“Nós monitoramos todos os eventos tóxicos no estado através de serviços como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), inclusive acidentes por animais peçonhentos, que constitui cerca de 30% de todos os nossos atendimentos. Atuamos na identificação desses animais e de plantas venenosas, além de realizar capacitações. Já treinamos mais de 5 mil emergencistas e 15 mil agentes comunitários de saúde, além de estudantes de diversas faculdades do estado, dos cursos de medicina, veterinária, farmácia, biologia e psicologia “, explicou Jucelino Nery, coordenador do CIATox-BA.

Contando com uma equipe multiprofissional, com biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, psicólogos e terapeutas ocupacionais, o CIATox-BA é o único serviço do gênero no estado. Por estar localizado em um hospital geral, o Roberto Santos, em Salvador, a equipe do serviço mantém sua expertise, propiciando um atendimento especializado e embasado no conhecimento prático, sendo um centro de referência para o país, considerado modelo pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para os países em desenvolvimento.

Atendimento

Em março deste ano, a bióloga Tânia Brazil foi picada por uma cobra durante um procedimento de pesquisa com o animal. Precisando de atendimento de emergência, ela foi encaminhada para o Hospital Geral Roberto Santos, que acionou o CIATox-BA. Rapidamente, a unidade fez o diagnóstico da espécie e o tipo de soro antiveneno adequado para o tratamento. A velocidade na análise foi fundamental para que a pesquisadora se recuperasse sem maiores sequelas.

Segundo Tânia, o centro possui um dos melhores atendimentos em termos de emergência toxicológica. “Foi um dos primeiros do Brasil e tem uma importância muito grande em casos como o meu. Fui mordida por uma Micrurus altirostris, conhecida popularmente como Coral Verdadeira, que é uma espécie de cobra com um veneno bastante potente. A velocidade com que fui atendida foi uma das razões determinantes para a minha recuperação”, destacou a pesquisadora.

Orientação e assistência

O CIATox é um órgão sem demanda espontânea, isto é, não recebe público para ser atendido, somente casos toxicológicos de outras instituições para serem analisados. No centro funciona o Disque-Urgência Toxicológica, onde uma equipe de médicos plantonistas atende 24 horas por dia, através do telefone 0800 284 4343, orientando e dando assistência de como agir em casos de qualquer tipo de intoxicação. A unidade atende anualmente cerca de 9 mil ocorrências tóxicas e registra uma média de 27 mil notificações de acidentes por animais peçonhentos, ocorridos em todos os municípios baianos.

“As pessoas ligam para esse número e nós normalmente orientamos que elas procurem o local mais próximo de atendimento médico porque lá a paciente vai receber os primeiros atendimentos necessários. A partir daí, a unidade entra em contato com o CIATox-BA e nós conversamos com o profissional responsável pelo atendimento e orientamos sobre a melhor maneira de dar continuidade ao tratamento. Caso haja necessidade, nos casos de intoxicação por animais ou plantas, identificamos a espécie e enviamos o soro antiofídico adequado”, afirmou Osvaldo Santana, um dos médicos que atendem no Disque-Urgência do Centro.

Fotos: Joa Souza/GOVBA

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie