Home Notícias Internacional China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação
Internacional

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

Envie
© Reuters/Dado Ruvic/proibida a reprodução
Envie

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de importação de 50% a produtos brasileiros anunciada esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A igualdade soberana e a não interferência em assuntos internos são princípios importantes da Carta das Nações Unidas e normas básicas nas relações internacionais”, disse a porta-voz do ministério, Mao Ning, ao ser questionada por uma repórter sobre o que achava da tarifa de 50% a produtos brasileiros anunciada por Trump.

“As tarifas não devem ser uma ferramenta de coerção, intimidação ou interferência”, concluiu Mao Ning. 

No início da semana, quando Trump deu início ao envio das cartas aos parceiros comerciais com as ameaças de aumento de tarifas, Mao Ning já havia criticado o protecionismo norte-americano.

“A posição da China sobre as tarifas é consistente e clara. Não há vencedores em uma guerra comercial ou tarifária. O protecionismo prejudica os interesses de todos”, afirmou. 

Entenda

Na última quarta-feira (9),  o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano, a partir do dia 1º de agosto. No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

No mesmo dia, o presidente Lula defendeu a soberania do Brasil e disse que a elevação de tarifas de forma unilateral será respondida com a Lei de Reciprocidade Econômica. Ontem (10), Lula afirmou que o governo federal vai abrir uma reclamação oficial à Organização Mundial do Comércio (OMC), para tentar reverter as tarifas.

Especialistas ouvidos pela Agencia Brasil classificam a pressão de Trump como chantagem política e dizem que a medida é uma reação ao Brics. Durante a Cúpula do Brics, ocorrida no domingo e na segunda-feira, no Rio de Janeiro, Trump ameaçou taxar os países que se alinhem ao Brics em 10%.  

Fonte

Alteração da Lei da Nacionalidade portuguesa – novo capítulo hoje no plenário

Alteração da Lei da Nacionalidade portuguesa – novo capítulo hoje no plenário

Leia Mais
Deputada presa em flotilha pede fim de relações econômicas com Israel

Deputada presa em flotilha pede fim de relações econômicas com Israel

Leia Mais
Padilha decide não participar de reunião na ONU após restrição dos EUA

Padilha decide não participar de reunião na ONU após restrição dos EUA

Leia Mais
Imigração Qualificada: Como os EUA Buscam Atrair Talentos Estrangeiros.

Imigração Qualificada: Como os EUA Buscam Atrair Talentos Estrangeiros.

Leia Mais
Política de Trump restringe imigração informal e privilegia profissionais altamente qualificados

Política de Trump restringe imigração informal e privilegia profissionais altamente qualificados

Leia Mais
Envie