Conecte-se conosco

Gastronomia

Chef Gino Contin promove Workshop de Pizzas para microempreendedores em São Paulo

Publicado

em

Formado na Itália, maestro pizzaiollo ministra curso para quem quer abrir seu próprio negócio e atuar em um segmento que cresce mais de 8% ao ano

10 de julho é Dia da Pizza. A data foi criada em 1985 para homenagear uma das grandes paixões dos brasileiros, afinal de contas, são produzidas mais de 1,7 milhão de redondas por dia no país, movimentando um mercado de mais de R$ 22 bilhões por ano.

Se o brasileiro é apaixonado pelo prato criado na Itália no século 16, São Paulo é a cidade que adotou de vez a redonda em seu cardápio. Metade de toda pizza produzida no Brasil é feita no Estado e a capital paulista só perde para Nova York quando o assunto é “cidade que mais consome pizza no mundo”.

Para quem quer transformar essa paixão em um negócio e investir neste mercado que no Brasil cresce, em média, 8% por ano, o grande desafio é se destacar entre as mais de 40 mil pizzarias espalhadas pelo país, onde 80% dessas empresas atuam apenas com o sistema de delivery por exigir baixo investimento para abertura do negócio.

“O empreendedor que quer se diferenciar neste setor, além de entregar um produto diferenciado e de qualidade, também precisa apostar na criatividade, investir no atendimento e oferecer cupons e promoções para fidelizar seus clientes”, explica o chef Gino Contin Jr.

Para quem quer mudar de profissão, abrir a própria pizzaria ou preparar a verdadeira Pizza Napolitana para a família, o maestro pizzaiollo vai ministrar uma edição especial do seu Workshop de Pizzas para Microempreendedores – A Magia da Pizza Napolitana – Edizione Mooca nos dias 12 e 13 de julho no Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni, na Moóca.

Voltado para pessoas que amam cozinhar e querem aprender a fazer pizzas de qualidade usando as técnicas italianas, esse curso é destinado tanto para iniciantes quanto profissionais, onde todos irão produzir pizzas de longa fermentação e outras massas incríveis.

Na programa os alunos aprenderão a escolher a farinha ideal para cada tipo de pizza, técnicas para abrir e assar a massa, dicas para empreender no setor e, é claro, várias receitas do chef.Junto com as tradicionais redondas, o Gino também vai ensinar a preparar Rondinela, Pão Napolitano, Girella e seu delicioso PicNic feitos com massa de longa fermentação e recheios ideais para  petiscar .

Para quem já quer ir colocando a mão na massa, o chef dá a receita de uma pizza com sabor intenso, perfeita para esses dias de inverno. Feita com Panceta, Búfala e Hortelã, ela combina o sabor defumado da carne com a leveza da muçarela de búfala e a sofisticação de queijo Grana Padano. Para finalizar, Gino deu seu toque com folhas de hortelã  que trazem refrescância e tornam essa pizza ainda mais surpreendente. Confira!

 

PIZZA DE PANCETA, BÚFALA E HORTELÃ

Ingredientes:

  • 350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
  • 250 g de muçarela ou 9 fatias
  • 140 g ou 5 fatias de panceta caracol defumada
  • 80 g de búfala em bolinhas pequenas
  • 10 g de Grana Padano
  • 10 folhas de hortelã
  • 100g de passata de tomate pelado

Modo de preparo:

Abra uma massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm. Espalhe uma camada de passata de tomate sem subir na borda. Coloque as fatias de queijo muçarela sobre o molho e distribua harmoniosamente as fatias de pancetta. Rale em toda a pizza o Grana Padano e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos num forno caseiro a 250°C. Tire a pizza do forno e acrescente as bolinhas de búfala e as folhas de hortelã. Dica: Use uma pedra refrataria na base do seu forno e asse a pizza sobre ela.

 

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 15 minutos.

WORKSHOP DE PIZZAS PARA MICROEMPREENDEDORES – A MAGIA DA PIZZA NAPOLETANA  EDIZIONE MOOCA COM CHEF GINO CONTIN JR.

Data: 12 e 13 de julho

Local: Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni

  1. Padre Raposo, 529 – Moóca – São Paulo

Mais informações: (11) 95975-6825

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA