Home Estados Bahia Cerca de 100 gestantes recebem kit natalidade em Lauro de Freitas
Bahia

Cerca de 100 gestantes recebem kit natalidade em Lauro de Freitas

Envie
Cerca de 100 gestantes recebem kit natalidade em Lauro de Freitas
Envie

Imagem :Maína Diniz

Gestantes, acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lauro de Freitas, receberam na manhã desta quarta-feira (21) um Kit Natalidade contendo artigos de primeira necessidade que compõem o enxoval do bebê. A entrega, realizada na quadra da PEC 3000 em Itinga, contemplou cerca de 100 mulheres que levaram para casa: uma banheira com 25 itens de higiene, cuidados e vestuário e para a criança.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). De acordo com o secretário da SEMDESC, Tito Coelho, as mães beneficiadas integram o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF Gestante). “Todas são inscritas no Cadastro Único e beneficiarias do Auxílio Brasil. A gestante é assistida no contexto familiar e social. É um processo continuado, com acompanhamento também quando essas crianças nascem”, explica. 

Entre os itens que compõem o kit estão banheira, toalha felpuda, tesoura de cortar unhas, saboneteira, pente, escova, fralda descartável, fita crepe, conjuntos de macacões, luvas, sapatinhos, cueiros, lençol com elástico, colônia, mamadeira, lenço umedecido, conjuntinhos e hastes flexíveis. 

Esperando seu terceiro filho, Andrea Santos, afirma que o kit ajuda bastante. “Recebendo esses materiais eu já consigo fazer uma economia e assim comprar outras coisas que precisamos”, falou. O sentimento é semelhante para Taís Cardoso. Grávida de seis meses, ela conta que em casa apenas o marido está trabalhando e o kit deu um reforço importante para os preparativos com a chegada do bebê, primeiro filho do casal. “No momento eu estou desempregada então fica tudo mais difícil. Esse kit chegou em boa hora”, contou. 

Acompanhada pelo CRAS desde o começo da gestação, Maria Cristina, 42 anos, inicialmente recebeu a notícia da gravidez com surpresa. A moradora de Itinga, conta que havia feito a cirurgia de ligadura das trompas há cinco anos e precisou de auxílio psicológico quando descobriu a gestação. “No CRAS eu encontrei a ajuda que eu precisava. Eu já tinha certeza que não teria mais filhos e tudo isso caiu como uma bomba na minha cabeça. Além disso eu estava em um relacionamento abusivo e com esse apoio consegui avançar e me libertar disso”, revelou. 

Mais de 600 kits entregues em 2022
A Lei municipal nº 1.365 assegura o Kit natalidade a mulheres em situação de vulnerabilidade. Somente no ano de 2022, mais de 600 kits foram distribuídos em Lauro de Freitas.  A dispensação dos Kits acontece em média a cada três meses em todos os seis CRAS distribuídos em Lauro de Freitas. 

Secom-LF

Envie

RBN Stories