Conecte-se conosco

BA

Cenário da Flipelô recebe cuidados da Conder

Publicado

em

Conder - Centro Histórico
Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Os amantes da literatura que circularem pelas ruas do Centro Histórico de Salvador (CHS) durante a realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô 2021), entre os dias 17 e 21 de novembro, vão poder participar do evento com conforto e segurança, além de apreciar a beleza do colorido dos casarões. Tudo isso graças ao programa de manutenção preventiva realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que integra a política do Governo do Estado em que, além de levar mais acessibilidade, valoriza e preserva a região, importante ponto cultural, histórico e turístico da capital baiana.

São ações constantes que envolvem limpeza e pintura das áreas externas dos antigos casarões, reparo em telhados, troca de lâmpadas dos candeeiros e recuperação do pavimento e calçadas, incluindo a implantação de dispositivos de acessibilidade. Um investimento de R$ 3,3 milhões anuais, que proporciona aos baianos e turistas um passeio pelos cenários contidos nas obras do escritor Jorge Amado. Além disso, vai permitir também vivenciar a programação da Flipelô 2021 em seus mais de 100 espaços, todos localizados no Centro Histórico de Salvador (CHS).

“As fachadas das antigas edificações são conservadas, uma vez que estão sujeitas a uma série de danos causados pela umidade proveniente da exposição a chuva e ao sol, provocando danos à pintura. É importante esse trabalho para a preservação e valorização dos casarões antigos. Além disso, a pintura imprime um novo visual, valorizando os imóveis, mantendo suas características originais”, explica o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da Conder, Maurício Mathias.

Ações

Desde o início deste ano, dezenas de imóveis nas ruas das Laranjeiras, Inácio Aciole, Frei Vicente, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, assim como Largo do Pelourinho, Ladeira do Carmo, Rua do Passo e Largo do Carmo tiveram as fachadas completamente restauradas pela Conder. Foram realizados serviços de limpeza e pintura em mais de oito mil metros quadrados de área de casarões e prédios históricos da região.

O azul da fachada de um dos mais importantes cartões postais do Centro Histórico de Salvador, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), por exemplo, recuperou recentemente o tom vibrante, graças à Conder. Localizado no Largo do Pelourinho, o prédio da instituição que já se tornou ponto de referência para turistas, baianos e é sede da Flipelô 2021 teve a área externa recuperada com limpeza e nova pintura. “Graças à Conder, o colorido da Flipelô será ainda mais intenso, durante os cinco dias do evento”, declara a diretora da FCJA, Ângela Fraga. Ela ressalta também a importância das ações da companhia para a conservação do território tombado.

Em outro ponto do Centro Histórico de Salvador, nas praças Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo, a Conder está realizando, em parceria com a CCPI/Secult, a recuperação das fachadas, manutenção do pavimento, revisão hidráulica dos banheiros, além de pintura de corrimão e recuperação de grelhas metálicas.

O mesmo trabalho foi feito no Museu da Cidade, também no Largo do Pelourinho; no prédio do Cine Excelsior, localizado na Praça da Sé; no Museu Tempostal, na Rua Gregório de Matos; na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho; e no Theatro XVIII, na Rua Frei Vicente, onde a Conder realizou ainda serviços de recuperação das instalações elétricas e hidro sanitárias, além do restauro das esquadrias e pintura interna do imóvel. A equipe de manutenção está concentrada agora na recuperação da fachada da Igreja Nossa Senhora do Pilar, no Comércio, que também integra a região do Centro Histórico de Salvador.

A Rua das Laranjeiras é uma importante via de acesso ao Centro Histórico de Salvador, por onde circulam baianos e turistas que chegam pela Baixa do Sapateiros. Lá também se encontra a sede do Projeto Axé, que desenvolve um trabalho na área de educação voltado para crianças e adolescentes em situação de rua.

Fonte: Ascom/Conder



Fonte

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *