Com mais de 100 atletas participantes em cinco classes, sendo ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite, a Copa da Juventude 2023 começará neste domingo (29), na raia da Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). A edição deste ano terá apoio do YCSA – Yacht Club Santo Amaro, com ações de plantação de árvores e palestras para os atletas.
Oficialmente, as regatas terão início na terça-feira (31), mas no domingo (29) a CBVela irá realizar a primeira palestra cujo tema é ‘A importância da preparação física’, às 18h. Na segunda-feira (30), a ação ‘Menos carbono e mais árvores’, será feita no Parque Ecológico do Tietê, às 9h.
Segundo a organização, a competição será uma excelente oportunidade para jovens atletas se desafiarem em busca de evolução em suas classes.
”Já estamos trabalhando bastante visando a Copa da Juventude 2023. O YCSA é um clube com uma ótima estrutura e terá todas condições para os competidores treinarem e participarem do campeonato. A raia do Guarapiranga é muito técnica, com a necessidade de muita atenção para velejar”, explicou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
”Temos novos nomes, como o atleta do YCSA Gustavo Kiessling, que conquistou o título do ILCA 6 na Copa Brasil de Vela, com apenas 14 anos. Acredito que será muito equilibrado o nível em todas as classes. Muitos atletas estão saindo do Optimist e vão chegar com muita vontade de mostrar sua capacidade de velejar”, afirmou Böddener.
As inscrições para a Copa da Juventude já estão abertas no site oficial da CBVela: https://www.cbvela.org.br/. Além das inscrições, os velejadores conferem todos detalhes da competição no site do YCSA: https://ycsa.com.br/especiais/copa-da-juventude-2023.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Foto: Caio Souza | On Board Sports