Home Estados Bahia Carnaval Ouro Negro é lançado nesta quarta com apresentação da Banda Didá no Pelourinho
Bahia

Carnaval Ouro Negro é lançado nesta quarta com apresentação da Banda Didá no Pelourinho

Envie
Carnaval Ouro Negro é lançado nesta quarta com apresentação da Banda Didá no Pelourinho
Envie
O tradicional carnaval dos blocos afro de Salvador, contemplado pela 14ª edição do edital Ouro Negro, foi lançado nesta quarta-feira (15), no Pelourinho, com apresentação das 63 instituições e blocos que estarão na festa esse ano. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve no evento de lançamento junto ao vice-governador, Geraldo Júnior, ao secretário da Secult, Bruno Monteiro, à secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, e outras autoridades.
No palco do Largo Tereza Batista, no Pelourinho, a banda Didá abriu a celebração de lançamento do Ouro Negro, com apresentação do tema do carnaval que marca os 30 anos do grupo de samba reggae, e terá como tema ‘Afrofuturismo: os algoritmos dos búzios’. A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, responsável por uma das pastas que apoia o edital, destacou que o Ouro Negro é uma política pública fundamental para as ações que as entidades realizam o ano inteiro com seus trabalhos de base na formação de costureiras, musicistas e outros profissionais nas comunidades de Salvador.
“Sem esse apoio, sem esse suporte financeiro de política pública do governo estadual, eles não conseguiriam estar presentes nessa que é a maior festa popular do planeta. Então, é uma ação consolidada, é uma política pública importante de fomento para que essa presença negra no carnaval seja apresentada, porque isso é a própria matriz da cultura baiana”, frisou a gestora.
Durante a cerimônia, o coordenador do carnaval, o vice-governador Geraldo Júnior, lembrou que com o edital, o estado faz um trabalho de reparação à cultura de matriz africana. “É resgatar, por dever de justiça, a história e a cultura desse povo que sempre celebrou o carnaval, viveu o carnaval, criou o carnaval! É o maior investimento da história da Bahia no Ouro Negro, resgatando a cultura e o simbolismo”, declarou.
O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, também destacou que esse foi um investimento histórico do Governo do Estado no edital. Foram destinados R$ 7,6 milhões no Carnaval Ouro Negro, por meio das secretarias estaduais da Cultura (Secult) da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Esse ano também foi o que teve maior número de inscritos – foram 199 propostas de 123 instituições.
“Quando o Governo do Estado se dispõe a apoiar, a fazer uma busca ativa, a estar junto, valorizando esse momento, é por entender a importância dessas manifestações para a nossa riqueza cultural, para a nossa melhor tradição cultural da Bahia e para a força que essas entidades dão ao nosso carnaval. Sem essas entidades, o nosso carnaval não seria tão grande, tão belo e tão democrático”, disse.
Para o governador Jerônimo Rodrigues, o carnaval é um momento de celebrar o trabalho realizado pelos blocos e entidades, mas também pelo Governo do Estado, que trabalha em políticas públicas de combate ao racismo e de preservação da memória da população negra e dos povos tradicionais. “A minha expectativa é que na experiência de 2023 a gente possa aprender mais com esse edital para que em 2024 a gente possa fazer desenhos que possam aperfeiçoar ainda mais o edital, que foi criado para fortalecer esses grupos”, afirmou.
Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o senador Jacques Wagner; o diretor geral do Irdeb, Flávio Gonçalves; o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; o secretário de turismo, Maurício Barcellar; além da deusa do Ébano, Dalila Oliveira; e outros representantes das instituições que vão compor o carnaval Ouro Negro em 2023.
Sobre o edital
O edital é destinado às organizações de matriz africana dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae, que desfilam no Carnaval de Salvador. Durante a folia, o trabalho das entidades e blocos se expressa nas confecções de indumentárias, na música percussiva, nas danças e performances que vão para a avenida.
A seleção se deu por meio de edital público, com análise das propostas e da documentação apresentadas pelas entidades por uma comissão de avaliação de mérito. A relação dos aprovados pode ser conferida no site: http://www.cultura.ba.gov.br/

Fotos: Manu Dias/ GOVBA

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘Eleonora’, filme que aborda amor e etarismo no interior do Pantanal

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘Eleonora’, filme que aborda amor e etarismo no interior do Pantanal

Leia Mais
Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Envie