Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Carga horária reduzida do call center pode aliviar a rotina sobrecarregada das mulheres

Publicado

em

Apesar dos desafios, elas ocupam a maioria dos cargos de liderança no setor

Mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no setor de call center não seria diferente, de acordo com o Sindicato Paulista das Empresas de Contact Center, cerca de 70% dos colaboradores em telemarketing são do sexo feminino e destas, 62% ocupam cargos de liderança como gerência, coordenação e supervisão. Representando a maior parte da força de trabalho nessa área, a colaboração feminina é de suma importância para o setor.

A jornada dupla ou tripla ainda faz parte de muitas rotinas das mulheres de todo o Brasil, onde é necessário conciliar responsabilidades domésticas, familiares e profissionais, um verdadeiro “equilíbrio de pratos”. Toda essa sobrecarga de tarefas, faz com que ela perca qualidade de vida ao sacrificar horas de lazer, de autocuidado e de qualificação profissional. Isso pode levar a quadros de estresse, ansiedade, medo, tensão e insegurança, que podem evoluir para transtornos mentais, conforme destacado pelo portal Pós PUC PR Digital.

Uma das formas de minimizar os impactos dessa rotina exaustiva, é optar por um trabalho que tenha uma jornada reduzida, como em contact centers, que a média de horas trabalhadas por dia é de 06h. Essa flexibilidade permite que eles conciliem melhor suas responsabilidades e promovam seu próprio bem-estar, melhorando a produtividade como um todo.

“Não podemos normalizar que mulheres tenham tantas responsabilidades. Mas em um cenário que não há outra alternativa, reduzir a sobrecarga é uma saída. Muitas chefes de família trabalham em call centers, possibilitando ter mais tempo com a família enquanto equilibra o orçamento da casa”, comenta Rodrigo Mandaliti, presidente do IGEOC (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança).

Colaboradores descansados tem um desempenho muito melhor, isso é um fato. A redução do cansaço melhora a qualidade do atendimento e como consequência, a satisfação dos clientes também. “Em um cenário de contato para cobrança de dívida, o tom de voz utilizado faz total diferença para que o cliente não se sinta ameaçado ou coagido. Uma mente descansada pode assimilar melhor essa ideia e a colocar em prática, tendo cada vez mais resultados positivos em negociações”, explica Rodrigo.

Garantir condições de trabalho mais equilibradas para as mulheres é essencial não apenas para o bem-estar das profissionais, mas também para a qualidade dos serviços prestados. A flexibilidade na jornada de um call center pode ser um fator determinante para reduzir a sobrecarga e proporcionar um ambiente mais saudável, refletindo diretamente na produtividade e na satisfação dos clientes. Ao reconhecer esses desafios e buscar soluções, o mercado contribui para uma realidade mais justa e sustentável para todas.

Divulgação Leia Mais

Em linha com agenda da COP30, Zurich ajuda a expandir oportunidades no Vale do Rio Doce

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta Leia Mais

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.