Um grupo paulista, uma cantora de Moçambique, uma homenagem ao pagode baiano e uma gravação em Lisboa. Foi a partir dessas conexões que surgiu “Pote de Cores”, novo single dos Caramelows que conta com a participação da cantora Selma Uamusse. A faixa ganha um vídeo igualmente colorido e já está disponível nas principais plataformas de streaming.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/Tfzo529K99I
Ouça “Pote de Cores”: https://smarturl.it/
Uma potente celebração da diversidade, as cores desse pote são múltiplas. Para dar vida à ideia da música, Caramelows trabalha novamente com a artista Laura do Lago, que assinou também seu recente clipe para “Siente el calor”, mais uma colaboração internacional – com a rapper espanhola Indee. A ideia para o novo vídeo partiu da vontade de contar a história do mundo sob o olhar feminino, em que o pote é também representado pelo útero. As imagens se unem e as cores se fundem, representando a multiplicidade de seres em seu caminho para a iluminação. A animação foi feita por Raíssa Laban.
Após se conhecerem em Portugal, a conexão sonora imediata dos Caramelows com Selma Uamusse se estreitou graças a um lineup compartilhado – tanto o grupo quanto a artista participavam do Festival Crespo em São Paulo. Eles, que acompanhavam Liniker nos palcos deste e outros eventos de world music pelo Brasil e internacionalmente (como Primavera Sound, WOMAD, WOMEX e outros), já se interessavam por sonoridades de África, América Latina e do oriente. A sintonia foi imediata, mas a realização dessa parceria precisou de uma conexão intercontinental.
O grupo instrumental enviou um esboço do arranjo para “Pote de Cores” a Selma. Sobre a homenagem ao “samba duro”, o pagode baiano, ela criou a letra. A oportunidade de ensaiarem juntos aconteceu uma única vez, em São Paulo.
“A musicalidade moçambicana veio densa e dramática (ainda que otimista) através das palavras cantadas por Selma. A gravação em si foi realizada à distância: os Caramelows gravaram a base instrumental em Araraquara e Selma gravou em Portugal, no estúdio Nascer do Som, na cidade de Lisboa”, lembra o baterista Péricles Zuanon.
Além dele, fazem parte da banda Eder Araújo (sax e flauta), Renata Éssis (vocais), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo) e Wiliam Zaharanszki (guitarra). Os Caramelows têm em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows – este último, indicado ao Grammy Latino – e um EP homônimo solo, explorando sons da música latina, ritmos regionais brasileiros e world music.
Destaque no mundo todo, os Caramelows já se apresentaram em festivais como Lollapalooza Brasil, Rock in Rio, SXSW, Reeperbahn, Glastonbury e muitos outros, além de programas e web shows (Tiny Desk, Furious Sessions), bem como casas de shows por todo o lado, muitas vezes dividindo o palco ou estúdio com artistas tão diversos quanto Elza Soares, Criolo, Ziggy Marley, Metá Metá e muitos outros.
Atualmente preparando uma série de lançamentos que incluem o EP “Melows em Casa”, a já lançada “Siente El Calor”, com a espanhola Indee, e parceria com a banda paranaense Mulamba, a ser revelada em breve, Caramelows promete novas surpresas e outros caminhos para sua música continuar surpreendendo plateias por todo lugar.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/Tfzo529K99I
Ouça “Pote de Cores”: https://smarturl.it/
Assista a “Siente El Calor”, com Indee: https://youtu.be/xT1kFOGmWdU
Ouça “Melows em casa”: https://smarturl.it/
Ficha técnica
Composição: Caramelows e Selma Uamusse
Letra: Selma Uamusse, Luanda Cozetti de Freitas e Renata Éssis
Dré Guines – Guitarra
Eder Araújo – Sax Tenor e Barítono
Fernando TRZ – Piano Wurlitzer e Clavinet
Marja Lenski – Percussões
Pericles Zuanon – Bateria
Rafael Barone – Baixo
Renata Éssis – Vocais
Rinaldo Santos: Trompete e Flugelhorn
Selma Uamusse – Vocais
William Zaharanszki – Guitarra
Gravação de base no estúdio seo Peri em Araraquara (SP) no dia 12 de dezembro de 2019
Gravação de sopros no estúdio Hyperbrass
Produção musical: Rafael Barone e Dré Guines
Coprodução musical: Eder Araújo, Fernando TRZ, Marja Lenski, Pericles Zuanon, Renata Éssis, William Zaharanszki
Arranjo de sopros: Eder Araujo
Engenharia de som: Dré Guines
Mixagem: Rafaela Prestes
Masterização: Igor Ferreira
Arte Gráfica: Laura do Lago Basile
Produção Executiva: Lets Gig
Concepção do vídeo: Laura do Lago Basile
Produção: Laura do Lago Basile
Animações: Laura do Lago Basile
Produção Executiva: Caramelows
Arte: Laura do Lago Basile
Figurino: Caramelows
Arte Gráfica: Laura do Lago Basile
Letra
Lá vai
Lá vai ela
Colorindo com o seu pote
Aí aí que são dela
Que são nossas
Cores do pote
Lá vai
Lá vem ela
Lá vai ela com o seu pote
Misturando os seus é os meus tantas cores
O mesmo pote
Se amarelo é o sol ela combina com vermelho
Vermelha é a terra do cultivo do semeio
Semeio da planta verde que combina com o jardim
Que ela mistura com azul e vira o céu que aqui vejo
Sei que não deveria mas desperta o meu desejo
Combinam com seus olhos
E agora combinam com os meus
Va Famba Makweru
Wena a Matimba
Va Famba Rirandzu
A kutiya
sekeleka