Home Entretenimento Teatro “Capiba, pelas ruas eu vou”, do Aria Social, homenageia personalidades ligadas à cultura pernambucana no Teatro RioMar
Teatro

“Capiba, pelas ruas eu vou”, do Aria Social, homenageia personalidades ligadas à cultura pernambucana no Teatro RioMar

Envie
Design Sem Nome (41)
Em cena, 45 talentosos bailarinos-cantores e 19 músicos trazem a história do compositor pernambucano Capiba. Crédito: Alícia Cohin.
Envie

O musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto Aria Social, retorna ao palco do Teatro RioMar nesta quinta-feira (dia 6 de junho), a partir das 20h. Abraçando diversas linguagens artísticas com muita inovação e criatividade, o espetáculo une música, canto coral e dança com teatro, cinema e fotografia, em um mosaico que reflete a multifacetada obra de um dos maiores compositores pernambucanos de todos os tempos. O projeto Aria Social aproveita a sessão no RioMar para homenagear duas grandes personalidades ligadas à cultura de Pernambuco.

Uma das homenageadas é Geralda Farias que, há 89 anos, trabalha pela arte popular pernambucana, considerada pela empresária instrumento de fomento à diversidade da economia criativa do Estado. O tributo reconhece a força e importância dada por Geralda à cultura, ao longo da sua vida pública.

Filha dos afamados arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa, Roberta Borsoi também será homenageada pelo projeto. Seguindo os passos dos seus pais, a arquiteta recebe o tributo pela sua dedicação à montagem de exposições e projetos ligados à arte e ao artesanato popular. Além disso, desde 2003, ela se destaca na elaboração dos Espaços de Interferência da Fenearte.

O espetáculo

Em cena, 45 talentosos bailarinos-cantores e 19 músicos trazem a história do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa (1904-1997), mais conhecido como Capiba, à vida. Nascido em Surubim, no Agreste pernambucano, foi filho de um mestre de banda e aprendeu a ler partituras antes mesmo das palavras. Após morar na Paraíba, Capiba se mudou para Recife aos 26 anos, onde trabalhou no Banco do Brasil e cursou a Faculdade de Direito do Recife, embora nunca tenha exercido a advocacia. Sua primeira composição de sucesso foi a “Valsa Verde” em 1931.

Através de frevos dos anos 1930, valsas apaixonadas, sambas, maracatus, cirandas, marchas e ópera, a trama do musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou” é tecida em apresentações ao vivo, com uma orquestra de câmara, projeções de cinema e fotografias, que surpreendem e oferecem ao público uma experiência inesquecível.

Desenvolvido com o objetivo de valorizar a rica e plural cultura pernambucana, o espetáculo é recorde de público, na sua décima temporada, sendo aclamado por cerca de 14 mil espectadores, em 30 apresentações. “Convidamos o público a viver conosco essa experiência inesquecível e se surpreender com a riqueza musical e o legado da obra de Capiba”, reforça a bailarina, presidente do Aria Social e diretora-geral do espetáculo, Cecília Brennand.

Próximas sessões

O Teatro Santa Isabel também recebe o musical, nos próximos dias 13 e 14, a partir das 19h30, no dia 15, às 19h, e no dia 16 às 17h. Como de praxe, haverá uma sessão extra para as escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, no dia 14, às 16h.

Em agosto, o espetáculo chega pela primeira vez a São Paulo com apresentações no Teatro Santander, nos dias 05 e 06 de agosto, e no Teatro Frei Caneca, em 13 e 14 do mesmo mês. “Estamos felizes em levar nossa cultura para São Paulo de forma tão grandiosa e com isso fortalecê-la, pois para nós Capiba não é só uma grande personalidade de Pernambuco, mas um bem patrimonial de todo o Brasil”, afirma Cecília.   

“CAPIBA, pelas ruas eu vou” tem direção geral de Cecília Brennand. Direção musical, regência e arranjos de Rosemary Oliveira, que também atua no espetáculo como maestrina, violonista e pianista. Concepção, direção artística e coreografia de Ana Emília Freire, figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levoy e Ana Emília Freire, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito. Os ingressos no Teatro RioMar e no Teatro Santa Isabel já estão disponíveis para venda, a partir de R$25.

SERVIÇO: 

Temporada Junho 2024:

Teatro RioMar

Data: 06/06/2024 – 20h

Para comprar ingressos, acesse:

https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/associacaoariasocial

Sobre o Aria Social 

O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e contribuir para sua democratização cultural.  Em 2004, foi transformado em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sendo uma instituição sem fins lucrativos, e passou a se chamar Aria Social.

O projeto tem como missão promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança. Hoje atende 588 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social a 140 mães artesãs, por meio do projeto Casa de Maria, fundado em 2017.

Espetáculo Spidey e Seus Amigos chega ao Teatro RioMar Recife neste sábado
Espetáculo Spidey e Seus Amigos chega ao Teatro RioMar Recife neste sábado
Thiago Ventura apresenta seu sétimo show solo em duas sessões no Teatro RioMar Recife neste domingo
Thiago Ventura apresenta seu sétimo show solo em duas sessões no Teatro RioMar Recife neste domingo
Yuri Marçal traz “Me perdi no que eu tava falando” para o Teatro RioMar Recife neste sábado
Yuri Marçal traz “Me perdi no que eu tava falando” para o Teatro RioMar Recife neste sábado
Amazing Tenors traz novo show com maiores sucessos da música mundial ao Teatro RioMar
Amazing Tenors traz novo show com maiores sucessos da música mundial ao Teatro RioMar
Primeira Temporada off Broadway de “Super Hero” no Rio de Janeiro é sucesso de público
Primeira Temporada off Broadway de “Super Hero” no Rio de Janeiro é sucesso de público
Envie

RBN Stories