Home Música Agenda Cantoras resistem à crise e a pandemia e lançam Festival Musical On-line
Agenda

Cantoras resistem à crise e a pandemia e lançam Festival Musical On-line

Envie
Default Featured Image
Envie
Adriana Mezzadri, Anaí Rosa, Juliana Strassacapa (Francisco El Hombre), Victoria Saavedra e Fabiana Cozza aceitaram convite da cantora e compositora peruana Martha Galdos para participar do festival em formato inovador, que intercala diálogos relevantes com shows online.

Dias 15, 16 e 17 de abril, a internet será palco de um festival de sons e ideias, inédito no Brasil e no cenário sul-americano. Trata-se do MUJER SÁBIÁ FEST um evento cultural on-line que agrega música, reflexões e artes visuais, com o objetivo de oferecer ao público uma vivência baseada no intercâmbio dos “saberes musicais”, que compõem a identidade latino-americana, e a possibilidade de refletir sobre temas relevantes do atual contexto social.

O projeto junta artistas consagradas e emergentes, brasileiras e latinas, que transitam em vários cenários, musicais, compondo uma diversidade que alcança diferentes nichos de público e busca promover uma interação entre eles.  O festival é parte da programação do ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (Lei Aldir Blanc).

Celebração da diversidade e da cultura

A iniciativa é da cantora e compositora peruana, radicada no Brasil, Martha Galdos, que idealizou um encontro com artistas engajadas e que desenvolvem em seu processo criativo temáticas voltadas à mulher, LGTBQIA+, afro latinidade entre outras abordagens contemporâneas – e necessárias na atualidade.

Nosso propósito é levantar discussões importantes de uma forma sensível, no contexto de uma celebração da diversidade e da arte do eixo Brasil-América Latina”, diz Martha. Ela conta que o repertório de cada apresentação é único, com uma fusão de ritmos que vão de bolero, cumbia, coco, maracatu, salsa, xote, MPB, landó, festejo e valsa, até rock, pop, jazz, entre outros.

Rompendo com as barreiras da língua

MUJER SÁBIÁ FEST também cumpre o papel de provocar o público a buscar maior compreensão sobre as origens do povo latino, destacando similaridades e ancestralidades, acima das barreiras da língua. O formato dinâmico do MUJER SÁBIÁ FEST é outro diferencial. O evento reúne apresentações musicais, entrevistas de bastidor e depoimentos pré-gravados, permeados por intervenções artísticas criadas especialmente para a ocasião.

Segundo Martha Galdos, a intenção é valorizar e estreitar laços entre os povos irmãos da América Latina. “Queremos reforçar e empoderar uma identidade latino-americana permeada por histórias em comum e toda a miscigenação cultural que herdamos sob as influências africana, europeia e ameríndia, transpondo as fronteiras idiomáticas”, acrescenta.

Sábias e lendas

O nome do evento – MUJER SÁBIÁ FEST – é um jogo de palavras que “brinca” com as traduções de “sabiá”, a mulher que traz sabedoria, no espanhol, e, em português, nome dado a um pássaro, presente em diferentes países da América do Sul, conhecido pela beleza do canto (a palavra provém de ‘haabi’á’ – em língua tupi que significa “aquele que reza muito”).

Na internet, pelas redes sociais

Durante os três dias de realização, o festival será transmitido no Youtube. Todas as apresentações contam com um dueto no qual Martha Galdos faz participação especial. Valem destaque um pot-pourri de Luiz Gonzaga “Sábiá – Xote das Meninas” com Anai Rosa, “La Flor de la Canela de Chabuca Granda com Adriana Mezzadri, “La Jardinera” de Violeta Parra com Juliana Strassacapa e “2 de febrero”com a cantora colombiana Victoria Saavedra.

Teresa Fuller filha da compositora peruana Chabuca Granda que fez centenário de nascimento em 2020, e que também é autora de outros grandes sucessos como Fina Estampa (que foi trilha de abertura da novela homônima no Brasil), gravou depoimento especial para o espetáculo. Esse promete ser um dos pontos altos e emocionantes do festival.

Gravado em formato “ao vivo”, no estúdio Arsis na cidade de São Paulo, seguindo os protocolos de segurança definidos para o controle da Covid 19, MUJER SÁBIÁ FEST será ambientado com bastidores bordados com sabiás feitos pela brasileira Ana Luisa Maisonnave, cuja imagem está presente também na logo e cortina animada. Serão duas apresentações por dia, confira a agenda abaixo:

Serviço: Festival Mujer Sabiá

Onde: https://www.youtube.com/marthagaldos

Quando:

15/04 – 18 às 21h

  • ADRIANA MEZZADRI (Peru)
  • ANAÍ ROSA (Brasil)

16/04 – 18 às 21h

  • JULIANA STRASSACAPA (Brasil)
  • VICTORIA SAAVEDRA (Colômbia)

17/04 – 18 às 21h

  • FABIANA COZZA (Brasil)
  • MARTHA GALDOS (Brasil)

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Inscreva-se para receber notícias sobre Agenda

Envie

RBN Stories