Home Música Lançamento Músical Canto Cego e cantora baiana Caru lançam versão de ‘To voltando’
Lançamento Músical

Canto Cego e cantora baiana Caru lançam versão de ‘To voltando’

Envie
Default Featured Image
Envie

O tempo presente está suspenso e, diante da realidade atual do mundo, o conceito de futuro parece algo abstrato. É difícil seguir em frente na completa incerteza do porvir, e nesse contexto, o passado ressurge com força, em suas sombras e glórias. Olhar para trás na tentativa de encontrar respostas, ou simples pistas que revelem uma trilha possível adiante, pode ser uma alternativa ao aprisionamento que o agora nos impõe. Revisitar memórias, rever escolhas e refazer caminhos, buscando reorganizar o presente e reconstruir uma ideia de futuro.

Esse foi o sentimento que impulsionou a artista baiana Caru a propor uma parceria com a banda Canto Cego para a regravação da emblemática canção “To Voltando”, nas plataformas digitais por meio do selo Olga Music.

Ouça aqui: https://spoti.fi/3BDYzxM.

Caru conta sobre a ideia e o início da parceria com a Canto Cego:

“Durante a pandemia, eu, assim como muitos artistas, me vi completamente perdida, artisticamente perdida. Um ímpeto/ansiedade criativa me consumiam e ao passo que eu produzia incansavelmente, pensava que nada iria dar conta do vazio que a imensidão de dor que o mundo estava/está vivendo. Então parei. Olhei pra dentro e mergulhei em mim, na minha baianidade repleta de histórias. Sai das redes e senti. Foi depois de um tempo me escutando que me lembrei da canção ‘Tô Voltando’ e imediatamente tive a certeza que eu precisava voltar, mas não sozinha. Uma das regravações que eu mais amo é também um samba, ‘Zé do caroço’ da Banda Canto Cego. Peguei o telefone e mandei um áudio pra Roberta: ‘Tenho uma ideia, bora voltar pro estúdio? Ela conversou com a Banda, eles toparam e estamos voltando”.

A canção composta por Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro no ano de 1979, é originalmente um samba sobre a saudade. Seus versos celebram o retorno ao conforto do lar, o reencontro com a pessoa amada, a intimidade e os pequenos prazeres da vida cotidiana.

Mas naquele mesmo ano de 79, o Brasil inteiro viu o samba ganhar outras dimensões e entrar para história ao ser cantado na recepção dos exilados políticos que retornavam ao país após anos de exílio durante a ditadura. Tô Voltando se tornou um símbolo do Movimento pela Anistia e da luta democrática que ecoa até os dias de hoje.

“Em pleno 2021 vemos a nossa democracia sendo seriamente ameaçada por um governo que exalta os anos de ditadura e seus feitos cruéis e autoritários. Além disso, vivemos uma pandemia mundial que nos isolou do contato com os nossos, ressignificando a potência dos encontros e da troca de afetos. Com a proximidade de um novo processo eleitoral e a crescente resposta das ruas ao atual governo, surge a esperança de reafirmarmos as nossas raízes democráticas, ao mesmo tempo em que os avanços no combate à pandemia nos dão o vislumbre de um retorno ao convívio social e ao abraço dos amigos”, destacam eles

A versão traz a canção ao contexto atual, honrando sua força e história, fazendo-a emergir novamente como um hino de resistência e esperança a ser entoado a plenos pulmões.

Acompanhe a Canto Cego: https://www.instagram.com/cantocego.

Mais sobre Caru aqui: https://www.instagram.com/caru_____.

Canto Cego

Canto Cego começou seu processo criativo na Favela da Maré com a proposta de unir rock e poesia. O grupo coleciona os prêmios de primeiro lugar nos festivais Nova Música Brasileira (2012) e Planeta Rock (2014), com participação em festivais como Webfestvalda (2012/2013), Montreux Jazz Festival (2015), Ponto CE (2017), Rio2C (2018), Porão do Rock (2019), SIM São Paulo (2019) e Rock in Rio, como headline do Espaço Favela (2019).

A versão rockeira do samba “Zé do Caroço” foi trilha sonora de Malhação (2020) e a música autoral “A Fúria” é trilha da série Rotas do Ódio (Universal Channel).

O primeiro disco “Valente”, gravado na Toca do Bandido produzido por Felipe Rodarte e mixado por Pedro Garcia, tem músicas as músicas autorais “Eu não sei dizer” e “O dono da ordem” em parceria com Marcelo Yuka.

O grupo já se apresentou em diversas regiões do Brasil, em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Mossoró e Fortaleza. Atualmente, é representada pela Onstage Agência.

Caru

Caru é natural de Feira de Santana, porém, já habitou muitos lares. Salvador, Madrid, São Paulo e por último (por enquanto), Rio de Janeiro.

Além de nômade convicta, é cantora, compositora e também diretora artística, arquiteta, urbanista e cenógrafa.

Na música, já trabalhou com nomes diversos como Kassin, Paulo Mutti, Felipe Guedes, Julia Branco, Jadsa, Juliana Linhares, Alberto Continentino, Adam Esteves, Diogo Strausz e Tó Brandileone.

Como compositora tem parcerias e “aprochegos” sinceros com os tropicalistas Capinan e nesse momento, pro seu novo trabalho, com Tom Zé.

Curiosa e com menos de 30 anos, ainda está produzindo seu primeiro documentário, junto ao seu irmão Nelson Oliveira, sobre a vida e obra do Tio-avô Fernando Santos, o primeiro professor de percussão da UFBA.

Foi uma das residentes artísticas do Programa ASA (Arte Sônica Amplificada), realizado pelo Oi Futuro em parceria com as instituições britânicas British Council, Shesaid.so e Lighthouse.

Foi selecionada para fazer parte do Festival Faro (RJ) e Festival Aceleração Labsonica – Oi Futuro + Toca do Bandido. Atualmente presta consultoria criativa para artistas na área da música.

Ficha técnica

Produção musical: Gabriel Ventura
Arranjos: Canto Cego
Vocal: Caru e Roberta Dittz
Mix e master: Bruno Giorgi
Selo: Olga Music
Distribuição: Believe Music Brasil
Produção: Luiza Castro

<

Juliana Lima lança “Tim Tim”, homenagem ao filho em canção autoral do álbum “Filha do Vento”

Juliana Lima lança “Tim Tim”, homenagem ao filho em canção autoral do álbum “Filha do Vento”

Leia Mais
Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”

Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”

Leia Mais
Cannondale anuncia descontos especiais para a Black Friday 2025

Cannondale anuncia descontos especiais para a Black Friday 2025

Leia Mais
“Apenas um Mano Latino-Americano”: CRERSP0 une RAP e MPB sob influência de Belchior

“Apenas um Mano Latino-Americano”: CRERSP0 une RAP e MPB sob influência de Belchior

Leia Mais
Mano Walter traz emoção com lançamento “Waquejada do Mano” em homenagem a Kara Véia

Mano Walter traz emoção com lançamento “Waquejada do Mano” em homenagem a Kara Véia

Leia Mais
Envie