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Educação

Candidatos ao Enem devem estar atentos à alimentação; Nutricionista dá dicas

Excesso de açúcar simples, associado a situações de estresse, pode causar indisposição e até mesmo acelerar o trânsito intestinal

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Candidatos ao Enem devem estar atentos à alimentação; Nutricionista dá dicas

Alimentos com alto teor de sódio, gorduras, componentes químicos e mesmo, o excesso de comida, promovem o desequilíbrio no nosso organismo, podendo gerar até irritabilidade, dificuldade de concentração e indisposição. Já as refeições saudáveis contribuem para o bem-estar do corpo e da mente. Assim, no caso de quem estuda, as balanceadas e ricas em nutrientes fazem a diferença.

De acordo com Mirela Carvalho, professora do curso de Nutrição da UNIFACS, alimentos estimulantes, como café e cacau em pó, são boas pedidas para longas jornadas de estudo, assim como carboidratos com baixo índice glicêmico, como batata doce, inhame e aipim, são fontes naturais de energia. 

Sobre como se alimentar antes de provas extensas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Mirela Carvalho explica que o ideal é manter uma rotina saudável e a alimentação habitual, para evitar surpresas desagradáveis e intolerâncias alimentares justamente em um momento tão importante. Se for almoçar antes da prova, o ideal é evitar refeições pesadas, a exemplo de feijoada, para fugir de má digestão ou sonolência. 

A professora chama a atenção para o seguinte: alimentos com excesso de açúcar simples, como doces, balas e chocolates, associados a situações de estresse, podem causar indisposição e até mesmo acelerar o trânsito intestinal. Ela lembra que o descanso é outro fator crucial. “As horas de sono antecedentes à prova também são de extrema importância. Dormir bem e confiar que bons resultados, frutos de estudo contínuo, virão!”, destaca. Sobre dicas, ela dá as seguintes:

– Durma bem;

– Mantenha a calma e a concentração;

– Não pule refeições;

– Tenha um bom desjejum com frutas, raízes e ovos;

– No caso de provas com início às 12h, faça um lanche da manhã reforçado, ou mesmo antecipe o almoço, compondo uma refeição saudável, de fácil digestão, sem excesso de gorduras;

– Evite líquidos junto à refeição;

– A garrafinha de água precisa acompanhar no momento da prova.

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