Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

Publicado

em

Por

Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa nesta segunda-feira (3). Coordenada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, a proposta é conscientizar sobre a urgência de enfrentar o mosquito Aedes aegypti e de prevenir todas as doenças transmitidas por ele.

Em nota, o MEC informou que as atividades serão desenvolvidas ao longo de um período de dez semanas em todas as redes de ensino e também na rede de saúde. “Serão promovidas ações de alinhamento junto aos gestores do Programa Saúde na Escola para mobilização das redes nos territórios”.

 “O objetivo é sensibilizar todos os estados e municípios que aderiram ao PSE [Programa Saúde na Escola] para a realização de atividades educativas e de aprendizagem integradas às temáticas do programa. Além disso, será disponibilizado um relatório detalhado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.”

A campanha foi dividida em quatro fases.

– Preparação: nas primeiras duas semanas, a gestão local do PSE vai planejar as ações na saúde e na educação. Haverá um incentivo para as redes realizarem vistorias nas escolas, a fim de identificar focos de criadouros do Aedes aegypti.

– Sensibilização: na terceira e na quarta semana, serão realizadas exposições dialogadas, rodas de conversa e demais atividades educativas para sensibilizar estudantes, professores e funcionários sobre a prevenção da dengue. Também serão distribuídos materiais informativos para conscientização.

– Engajamento: entre a quinta e a oitava semana, ocorrerão ações práticas nas escolas, incluindo atividades educativas interativas, como gincanas, teatros e jogos, que buscam envolver os estudantes de maneira lúdica na prevenção da dengue. A campanha será divulgada para a comunidade local por meio de mídias sociais, rádio, jornais e outros.

– Avaliação e encerramento: nas duas últimas semanas, serão analisados os dados epidemiológicos de cada Secretaria Municipal de Saúde sobre a notificação de casos de dengue e de focos do mosquito nos territórios de escolas participantes da mobilização. Também serão preparados os relatórios finais, com descrição de todas as atividades realizadas, os resultados obtidos e as lições aprendidas para orientar iniciativas futuras. 

Segundo o site Agenciabrasil.ebc,

Com informações: Agenciabrasil.ebc

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol Leia Mais

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol

Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê Leia Mais

Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS Leia Mais

MS faz acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP Leia Mais

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida Leia Mais

Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.