Dando continuidade a mobilização já realizada em 2021 e 2022, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) iniciou novamente nesta quarta-feira (18/1), a campanha “A Sedes doa vida. A Sedes doa sangue”. A iniciativa tem como finalidade aumentar o estoque da unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), situada no município.
Participam da ação de forma voluntária, servidores e colaboradores da Sedes. A previsão é que a iniciativa aconteça uma vez por semana, conforme explicou a titular da pasta, Reni Oliveira. “Iniciamos essa campanha há dois anos, mobilizamos novamente agora e os servidores abraçaram, se colocaram à disposição, então ficamos felizes pois sabemos que estamos fazendo nossa parte e contribuindo para uma causa que é importante, necessária e salva vidas”, falou.
A assistente social do setor de captação do Hemoba Camaçari, Ariane Santos, explicou que no momento, a unidade está com o estoque crítico de alguns tipos sanguíneos, por isso campanhas como a da Sedes, são extremamente importantes. “Nós sozinhos aqui não conseguimos alcançar o número de pessoas que gostaríamos, então quanto mais segmentos da sociedade abraçarem essa causa, mais a gente consegue fazer um movimento maior e mais intenso”, disse.
Colaboradora da Gerência de Benefícios, Ritamara Cerqueira doou sangue pela primeira vez. “Foi bem tranqüilo, não doeu, foi rápido e a gente fica feliz, porque doar sangue é um ato de amor e gratificante por saber que estamos colaborando para salvar a vida de alguém”, ressaltou.
Antes de fazer a doação o candidato passa por um atendimento com o médico da unidade e precisa responder algumas perguntas, para saber se está apto para a doação. Além disso, é importante estar alimentado, pesar mais de 50 kg, e ter dormido pelo menos 6h.
Também é preciso evitar bebida alcoólica 24h antes da doação, alimentos gordurosos 4h antes, e não fumar nas 2h que antecedem o ato. Os doadores precisam informar também se têm alguma doença infecciosa, se usam algum tipo de medicamento e precisam fazer um teste de hemoglobina para saber se tem algum tipo de anemia. O sangue doado também passa por exames como HIV, sífilis, chagas, hepatite B e C, entre outros.
Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação dever ter sido feita antes dos 60 anos, podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 18 anos incompletos deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendado a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Em Camaçari, os atendimentos são realizados dias de segunda-feira das 13h às 16h; terça, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h; e sexta-feira das 8h às 12h; o atendimento ainda pode acontecer por agendamento através do telefone (71) 3644-4252 ou através do site da Hemoba. Uso de máscara e documento de identificação são obrigatórios.
Foto: Adeilson Carvalho