Home Estilo e Vida Comportamento Busca por presente de Dia das Mães começa dois meses antes da data, segundo estudo
ComportamentoEconomia

Busca por presente de Dia das Mães começa dois meses antes da data, segundo estudo

Envie
Default Featured Image
Envie

Padrão comportamental dá indícios que os consumidores brasileiros começaram a planejar com antecedência diferentes formas de presentear a figura materna

O Dia das Mães, celebrado todo segundo domingo de maio, é uma das datas comerciais mais lucrativas no mercado. E, embora o consumo direto cresça durante o quinto mês do ano, as pesquisas sobre o tema na internet, por parte dos consumidores, começam em março, ganham intensidade em abril e alcançam o ápice em maio. 

Nesse passo, a tradição em fazer as compras na última hora se enfraquece. Essa é uma das conclusões possíveis do estudo elaborado pela Agência Conversion. 

O relatório da agência mapeou o padrão de comportamento dos últimos 16 meses e tornou evidente a predominância de incidência progressiva dos termos relacionados ao “Dia das Mães” nos dois meses que antecedem a data. 

No ano passado, a data obteve um número expressivo de pesquisas quantificadas na casa dos milhões. Sendo assim, foram  0,2 mi em março, 1,8 mi em abril e 3,6 mi em maio. O crescimento vertical das buscas é proporcional à quebra abrupta de junho, o que logo justifica e reforça os efeitos sazonais desta data comemorativa.  

Crescimento nas vendas

No calendário comemorativo do comércio, o Dia das Mães ocupa uma posição privilegiada, comparável até mesmo com o período natalino, dada a movimentação precoce gerada no setor. Parte da força desta comemoração se relaciona com a cultura nacional, pois alimenta o hábito de festejar e presentear mulheres que desempenham a maternidade em posições distintas, sejam como mães, esposas, sogras, irmãs, avós ou tias. 

A relevância se torna explícita diante dos números. Em 2022, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimou alta de 50% nas vendas e uma movimentação de R$ 28 bilhões no mercado varejista. Para este ano, os representantes do comércio sinalizam um otimismo ainda maior com relação aos potenciais ganhos gerados pelo aquecimento da economia.

A visão esperançosa não ocorre por acaso. No parecer da Conversion, a busca pelo termo “presente Dia das Mães” e relacionados obteve um aumento de 0,1 milhões no último mês de março, quando em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse dado sugere o avanço da intenção de compra e, também, a adição de novos critérios para a aquisição dos mimos. 

Consumo de bens e serviços

Devido à competência da data, lojistas e empreendedores investem em campanhas e ações promocionais para captação e conversão de clientes. Estratégias com descontos agressivos, inclusive, se tornaram comuns nesta época. O fato é que, seja no online ou offline, o Dia das Mães oferece uma oportunidade para inovar e alavancar as vendas. 

As principais tendências do mercado apontam para soluções a partir da integração da marca pelo omnichannel e da expansão com parceiros pelo cross selling. Afinal, os consumidores estão mais rigorosos e cobram facilidades na aquisição de bens de consumo ou serviços. Um combo de uma cesta com vinhos e aperitivos ou queijos selecionados, vendido e entregue por uma única empresa, demonstra como as parcerias podem gerar bons faturamentos, desde que exista planejamento. 

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Leia Mais
Em ação inédita, Santander leva loja móvel ao Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília

Em ação inédita, Santander leva loja móvel ao Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília

Leia Mais
Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Leia Mais
Polar lança a sua primeira pulseira inteligente para monitoramento de atividades, sono e bem-estar: o novo Polar Loop

Polar lança a sua primeira pulseira inteligente para monitoramento de atividades, sono e bem-estar: o novo Polar Loop

Leia Mais
Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

Leia Mais
Envie