Padrão comportamental dá indícios que os consumidores brasileiros começaram a planejar com antecedência diferentes formas de presentear a figura materna
O Dia das Mães, celebrado todo segundo domingo de maio, é uma das datas comerciais mais lucrativas no mercado. E, embora o consumo direto cresça durante o quinto mês do ano, as pesquisas sobre o tema na internet, por parte dos consumidores, começam em março, ganham intensidade em abril e alcançam o ápice em maio.
Nesse passo, a tradição em fazer as compras na última hora se enfraquece. Essa é uma das conclusões possíveis do estudo elaborado pela Agência Conversion.
O relatório da agência mapeou o padrão de comportamento dos últimos 16 meses e tornou evidente a predominância de incidência progressiva dos termos relacionados ao “Dia das Mães” nos dois meses que antecedem a data.
No ano passado, a data obteve um número expressivo de pesquisas quantificadas na casa dos milhões. Sendo assim, foram 0,2 mi em março, 1,8 mi em abril e 3,6 mi em maio. O crescimento vertical das buscas é proporcional à quebra abrupta de junho, o que logo justifica e reforça os efeitos sazonais desta data comemorativa.

Crescimento nas vendas
No calendário comemorativo do comércio, o Dia das Mães ocupa uma posição privilegiada, comparável até mesmo com o período natalino, dada a movimentação precoce gerada no setor. Parte da força desta comemoração se relaciona com a cultura nacional, pois alimenta o hábito de festejar e presentear mulheres que desempenham a maternidade em posições distintas, sejam como mães, esposas, sogras, irmãs, avós ou tias.
A relevância se torna explícita diante dos números. Em 2022, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimou alta de 50% nas vendas e uma movimentação de R$ 28 bilhões no mercado varejista. Para este ano, os representantes do comércio sinalizam um otimismo ainda maior com relação aos potenciais ganhos gerados pelo aquecimento da economia.
A visão esperançosa não ocorre por acaso. No parecer da Conversion, a busca pelo termo “presente Dia das Mães” e relacionados obteve um aumento de 0,1 milhões no último mês de março, quando em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse dado sugere o avanço da intenção de compra e, também, a adição de novos critérios para a aquisição dos mimos.
Consumo de bens e serviços
Devido à competência da data, lojistas e empreendedores investem em campanhas e ações promocionais para captação e conversão de clientes. Estratégias com descontos agressivos, inclusive, se tornaram comuns nesta época. O fato é que, seja no online ou offline, o Dia das Mães oferece uma oportunidade para inovar e alavancar as vendas.
As principais tendências do mercado apontam para soluções a partir da integração da marca pelo omnichannel e da expansão com parceiros pelo cross selling. Afinal, os consumidores estão mais rigorosos e cobram facilidades na aquisição de bens de consumo ou serviços. Um combo de uma cesta com vinhos e aperitivos ou queijos selecionados, vendido e entregue por uma única empresa, demonstra como as parcerias podem gerar bons faturamentos, desde que exista planejamento.