Home Notícias Economia Brasil quer agregar valor a exportações à China, diz vice-presidente
Economia

Brasil quer agregar valor a exportações à China, diz vice-presidente

Envie
Default Featured Image
Envie

O Brasil quer agregar valor a produtos exportados para a China, em especial, àqueles ligados a soja, minério de ferro e petróleo. As diretrizes que estão sendo elaboradas nos planos bilaterais com o país asiático devem favorecer a abertura das relações e investimentos em setores como agricultura, saúde e comunicações, além de infraestrutura, comércio, educação e sustentabilidade.

As afirmações foram feitas hoje (23) pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, referindo-se ao que foi debatido pouco antes, durante a 4ª Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) no Itamaraty.

“Queremos agregar valor nas três commodities que mais exportamos para a China: soja e derivados, minério de ferro e petróleo”, disse. “E queremos abertura para novos produtos. Hoje, discutimos a questão do trigo que será produzido na Bahia, no Ceará e e em Roraima”, acrescentou.

O vice-presidente disse também que o Brasil tentará se beneficiar de alguns fundos verdes criados pelos chineses. “Ano passado, eles [os chineses] criaram um fundo de apoio a ações de combate ao desmatamento visando a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Estamos discutindo formas de termos acesso a esse fundo”.

Caminho traçado

Mourão acrescentou que os documentos que estão sendo elaborados – nas reuniões envolvendo os dois países – estabelecem orientações que deverão ser mantidas pelo próximo governo. “Dois planos avançarão independentemente do governo que for eleito: o estratégico, que vai até o final da década; e o executivo, que vai até o final de 2026”, disse.

“O governo que assumir encontrará o caminho traçado, com previsibilidade dos objetivos comuns”, acrescentou, ao detalhar que os planos têm, entre suas prioridades, a participação chinesa em projetos de infraestrutura previstos pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI), em especial visando a construção do corredor bioceânico que ligará o Brasil ao Pacífico a partir da fronteira com a cidade paraguaia de Porto Murtinho.

Ag. Brasil

Empresários do Brics se reúnem no Rio em busca de ampliação de negócio

Empresários do Brics se reúnem no Rio em busca de ampliação de negócio

Leia Mais
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima

Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima

Leia Mais
Brics vive impasses sobre Irã, Palestina e Conselho de Segurança

Brics vive impasses sobre Irã, Palestina e Conselho de Segurança

Leia Mais
Balança comercial tem menor superávit para junho em 6 anos

Balança comercial tem menor superávit para junho em 6 anos

Leia Mais
BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético

BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético

Leia Mais
Envie