Home Esportes Botafogo-SP entra no top 30 de clubes brasileiros com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais
Esportes

Botafogo-SP entra no top 30 de clubes brasileiros com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais

Envie
Foto: Divulgação/Attitude Esportiva
Foto: Divulgação/Attitude Esportiva
Envie

O Botafogo-SP atingiu em julho uma marca histórica: entrou no top 30 de clubes brasileiros que ultrapassam 1 milhão de seguidores somados em suas redes sociais. O número não apenas o coloca no topo entre os clubes do interior paulista em presença digital, como também o destaca entre os times da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo o ranking de junho de 2025 do Ibope Repucom, o Pantera registrou um avanço de 6% em sua base no último semestre, com 59.427 novos seguidores.

Esse desempenho consolida um movimento já percebido nos últimos levantamentos, em que o Botafogo-SP tem mantido a maior torcida do interior do estado e aparece em posições de destaque no cenário nacional, superando inclusive clubes da Série A em alcance digital. A consolidação nas redes reflete uma estratégia de longo prazo, voltada à valorização da identidade regional, ao investimento em conteúdo exclusivo e à construção de uma relação mais próxima com o torcedor.

Para Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da Botafogo SA, o crescimento não é obra do acaso, mas resultado de uma visão clara sobre o papel da torcida na construção do clube dentro e fora de campo.

“A torcida é o maior patrimônio do Botafogo. Estamos investindo para que ela se sinta cada vez mais próxima do clube. Os resultados nas redes mostram que estamos no caminho certo. A meta agora é transformar esse alcance em novas receitas e projetos, mantendo o clube em crescimento dentro e fora de campo”, afirma.

A marca digital que o clube alcançou é reflexo de ações consistentes nos últimos anos, desde o resgate da história até a ativação de campanhas interativas, que aproximam a instituição dos torcedores e da cidade de Ribeirão Preto.

A gerente de marketing do Botafogo-SP, Laura Lousada, ressalta que o trabalho é contínuo e coletivo, envolvendo o clube, parceiros e a própria torcida.

“Aumentar a nossa presença digital é um dos objetivos que vem sendo cuidadosamente trabalhados ano a ano. Valorização da história, identificação com a cidade e região e diversas campanhas que buscam engajar a torcida, nosso maior patrimônio, hoje nos trazem esses resultados. É uma construção de diversas mãos: clube, Attitude Esportiva e torcida. E há três anos nossos resultados no Ibope Repucom nos mostram que estamos no caminho certo e com um grande potencial de atrair novos projetos”, destaca.

Com os avanços, o Botafogo-SP transformou suas redes sociais em um importante ativo institucional. Mais do que um canal de comunicação, elas passaram a ser uma plataforma de conexão, influência e geração de oportunidades — esportivas, comerciais e sociais. O marco de 1 milhão de seguidores é, assim, um sinal claro de que o clube vive uma nova fase de protagonismo também fora das quatro linhas. As ações de comunicação do clube são feitas com o apoio da agência Attitude Esportiva, parceira do clube desde 2019.

“Além da responsabilidade na criação do conteúdo e o compromisso de entregar informações relevantes, existe o processo criativo. O objetivo é fortalecer a conexão direta com a torcida e o orgulho de ser botafoguense”, explica Fernando Cury, sócio diretor da agência.

Além do destaque digital, o crescimento nas redes sociais reflete a crescente popularidade do Botafogo-SP no cenário nacional. Segundo a pesquisa Pulso do Torcedor 2024, publicada em agosto pela Atlas Intel em parceria com o Estadão, o Botafogo-SP consolidou-se como o clube com a maior torcida do interior de São Paulo.

Vale lembrar que, em 2022, o Tricolor também foi apontado como detentor da maior torcida do interior paulista, de acordo com pesquisa do jornal O Globo, realizada pelo Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope.

Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

Leia Mais
Alexandra Rinder é campeã mundial no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, na Serra (ES)

Alexandra Rinder é campeã mundial no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, na Serra (ES)

Leia Mais
Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025

Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025

Leia Mais
Ação social do Circuito CAIXA, Pegada do Bem está de volta na temporada 2025

Ação social do Circuito CAIXA, Pegada do Bem está de volta na temporada 2025

Leia Mais
Circuito de Jovens movimenta o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, no Rio de Janeiro e em Pernambuco

Circuito de Jovens movimenta o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, no Rio de Janeiro e em Pernambuco

Leia Mais
Envie