O Botafogo-SP atingiu em julho uma marca histórica: entrou no top 30 de clubes brasileiros que ultrapassam 1 milhão de seguidores somados em suas redes sociais. O número não apenas o coloca no topo entre os clubes do interior paulista em presença digital, como também o destaca entre os times da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo o ranking de junho de 2025 do Ibope Repucom, o Pantera registrou um avanço de 6% em sua base no último semestre, com 59.427 novos seguidores.
Esse desempenho consolida um movimento já percebido nos últimos levantamentos, em que o Botafogo-SP tem mantido a maior torcida do interior do estado e aparece em posições de destaque no cenário nacional, superando inclusive clubes da Série A em alcance digital. A consolidação nas redes reflete uma estratégia de longo prazo, voltada à valorização da identidade regional, ao investimento em conteúdo exclusivo e à construção de uma relação mais próxima com o torcedor.
Para Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da Botafogo SA, o crescimento não é obra do acaso, mas resultado de uma visão clara sobre o papel da torcida na construção do clube dentro e fora de campo.
“A torcida é o maior patrimônio do Botafogo. Estamos investindo para que ela se sinta cada vez mais próxima do clube. Os resultados nas redes mostram que estamos no caminho certo. A meta agora é transformar esse alcance em novas receitas e projetos, mantendo o clube em crescimento dentro e fora de campo”, afirma.
A marca digital que o clube alcançou é reflexo de ações consistentes nos últimos anos, desde o resgate da história até a ativação de campanhas interativas, que aproximam a instituição dos torcedores e da cidade de Ribeirão Preto.
A gerente de marketing do Botafogo-SP, Laura Lousada, ressalta que o trabalho é contínuo e coletivo, envolvendo o clube, parceiros e a própria torcida.
“Aumentar a nossa presença digital é um dos objetivos que vem sendo cuidadosamente trabalhados ano a ano. Valorização da história, identificação com a cidade e região e diversas campanhas que buscam engajar a torcida, nosso maior patrimônio, hoje nos trazem esses resultados. É uma construção de diversas mãos: clube, Attitude Esportiva e torcida. E há três anos nossos resultados no Ibope Repucom nos mostram que estamos no caminho certo e com um grande potencial de atrair novos projetos”, destaca.
Com os avanços, o Botafogo-SP transformou suas redes sociais em um importante ativo institucional. Mais do que um canal de comunicação, elas passaram a ser uma plataforma de conexão, influência e geração de oportunidades — esportivas, comerciais e sociais. O marco de 1 milhão de seguidores é, assim, um sinal claro de que o clube vive uma nova fase de protagonismo também fora das quatro linhas. As ações de comunicação do clube são feitas com o apoio da agência Attitude Esportiva, parceira do clube desde 2019.
“Além da responsabilidade na criação do conteúdo e o compromisso de entregar informações relevantes, existe o processo criativo. O objetivo é fortalecer a conexão direta com a torcida e o orgulho de ser botafoguense”, explica Fernando Cury, sócio diretor da agência.
Além do destaque digital, o crescimento nas redes sociais reflete a crescente popularidade do Botafogo-SP no cenário nacional. Segundo a pesquisa Pulso do Torcedor 2024, publicada em agosto pela Atlas Intel em parceria com o Estadão, o Botafogo-SP consolidou-se como o clube com a maior torcida do interior de São Paulo.
Vale lembrar que, em 2022, o Tricolor também foi apontado como detentor da maior torcida do interior paulista, de acordo com pesquisa do jornal O Globo, realizada pelo Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope.