Home Notícias Economia Black Friday: Supermercados podem aproveitar a data para impulsionar suas vendas, avalia ASSERJ
Economia

Black Friday: Supermercados podem aproveitar a data para impulsionar suas vendas, avalia ASSERJ

Envie
Black Friday: Supermercados podem aproveitar a data para impulsionar suas vendas, avalia ASSERJ
Divulgação
Envie

Muito aguardada pelo varejo, a Black Friday, evento tradicionalmente associado a eletrônicos e grandes descontos em e-commerce, já começa a se estabelecer rapidamente em outros setores de consumo, incluindo os supermercados. A data tradicional de descontos já movimenta diversos deles pelo Brasil, que podem aproveitar o início da alta na demanda por produtos essenciais e itens específicos para as celebrações e festas de fim de ano.

Segundo o presidente da Associação de Supermercado do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Queiróz, em geral, os consumidores aproveitam a Black Friday para se abastecer com produtos de consumo frequente, como alimentos não perecíveis, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza, inclusive o último segmento vem ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas. Entretanto, as redes precisam anunciar suas ofertas e mostrar de forma clara os benefícios, seja para a compra online ou no ponto de venda.

Na avaliação da ASSERJ, produtos como vinhos, cafés, queijos e carnes também geram uma grande demanda, em parte, pela proximidade das festas de fim de ano. Por esse motivo, os supermercadistas devem se preparar para atender a alta demanda provocada pela data.

Como os supermercados podem se preparar

Para se destacar em meio à crescente competitividade do mercado, os supermercadistas devem buscar atrair seus consumidores durante a Black Friday com ofertas personalizadas. Por isso, é muito importante disponibilizar um “clube de vantagens” ou aplicativos, onde os clientes se cadastram e recebem todas as ofertas e os supermercados constroem uma relação mais próxima, além de ter todo o histórico de compras.

“Os aplicativos e programas de fidelidade são uma ferramenta importantíssima para os supermercadistas. Através desse canal direto, sem intermediários, informamos os consumidores sobre as promoções e ofertas. E para datas com a Black Friday, promoções relâmpagos e kits especiais podem estimular a ida ao supermercado e o retorna em vendas. Sem esquecer o CRM, fundamental para conhecer os hábitos de compras, frequência, produtos de preferência, entre outros dados valiosos”, destaca o presidente da ASSERJ.

Outra ferramenta imprescindível, é a estratégia ominichannel, que consiste na integração de diferentes canais com o objetivo de otimizar a experiência do cliente com a empresa e proporcionar um atendimento de excelência.    

Estoque e logística merecem atenção

Para evitar problemas com estoque, diante de uma demanda crescente, os supermercados devem colocar em prática uma estratégia de logística para reposição e monitorar os estoques com o máximo de atenção. Isso evita que os clientes fiquem frustrados ao não encontrar o produto desejado.

Para garantir o abastecimento, o presidente da ASSERJ reforça que há uma boa previsão de demanda, por isso, é necessário parcerias estratégicas com empresas de transporte e logística. A Black Friday exige um cuidado extra nesse aspecto. As redes que conseguem oferecer descontos significativos em itens essenciais, sem sacrificar a qualidade do serviço, ficam em vantagem nesse período.

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

Rio São Francisco terá nova hidrovia para transporte de cargas ao NE

Rio São Francisco terá nova hidrovia para transporte de cargas ao NE

Leia Mais
Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU

Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU

Leia Mais
Dólar fica estável, apesar de conflito entre Israel e Irã

Dólar fica estável, apesar de conflito entre Israel e Irã

Leia Mais
Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.270

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.270

Leia Mais
Imposto para super-ricos resultaria em justiça social, diz pesquisa

Imposto para super-ricos resultaria em justiça social, diz pesquisa

Leia Mais
Envie