Planejamento, conhecimento de público e ofertas atraentes: o caminho para potencializar resultados na Black
Friday A Black Friday é um dos dias mais aguardados do ano, tanto por consumidores quanto por vendedores. Os clientes, aproveitam a data para beneficiar-se das promoções e adquirir os produtos desejados, enquanto os empreendedores enxergam o evento como uma oportunidade de maximizar as vendas e fortalecer sua marca.
Todavia, para realmente aumentar a demanda e gerar lucro, são necessárias estratégias além de simples descontos, considerando características como entendimento do público alvo, atratividade do produto, comunicação com o cliente e planejamento.
Entender o público-alvo O evento não se trata apenas de vendas mais baratas – é sobre dar aos seus clientes exatamente o que estão esperando. “Entender o público-alvo permite criar campanhas mais direcionadas e, consequentemente, mais eficazes. Quando sabemos quem é o cliente ideal, conseguimos comunicar o valor do produto de forma que ele realmente se conecte com a necessidade do consumidor, o que gera mais conversões e reduz o desperdício de recursos em campanhas que não ressoam com o público correto”, explica Leandro Ferrari, estrategista digital, evidenciando que a segmentação detalhada ajuda a acertar melhor no direcionamento, formulando campanhas mais específicas e capazes de realmente atrair o público certo.
Construção de expectativa Considerando que durante a Black Friday, os consumidores esperam o momento exato para realizar a compra, buscando os menores valores, a antecipação é essencial. Para isso, os vendedores precisam fazer um planejamento e começar a preparar seus clientes com antecedência, para assim, criar um sentimento de expectativa.
Os e-mails, anúncios, posts e até contagens regressivas são formas comprovadas de deixar os consumidores “aquecidos” e prontos para as compras. “Quando o cliente está informado e engajado, ele tem mais chances de optar pela sua marca ao invés da concorrência”, explica Leandro Ferrari.
Destaque visual e atratividade Um dos fatores essenciais para a atratividade da marca é a criação de uma imagem chamativa. Para se destacar da concorrência são necessárias boas imagens, descrições detalhadas e todos os elementos visuais que façam o cliente entender o valor do produto. Além disso, depoimentos de outros clientes, notas e vídeos funcionam muito bem. “A prova social é fundamental em converter vendas porque gera segurança para o cliente” , complementa Ferrari.
Ofertas reais e atraentes Descontos bem elaborados, com percentuais atraentes e sinceros, criam no cliente uma confiança e percepção de valor. Ferrari afirma: “O cliente é inteligente e percebe quando um desconto é real. Por isso, uma oferta atraente e sincera não apenas ajuda a garantir o sucesso da conversão, como reforça a credibilidade da empresa”.
Além disso, o estrategista digital ressalta, também, o impacto de pacotes promocionais e a prática do upsell, ou venda de versões superiores, e do cross-sell, que é a venda de produtos relacionados ao item adquiro, respectivamente, que ajudam a aumentar o valor médio dos pedidos.
Evitar prejuízos e garantir o lucro Uma das maiores preocupações entre os empreendedores é a garantia do lucro. Em momentos como a Black Friday, é fácil se perder nos descontos e acabar prejudicando o ganho líquido. Para evitar danos, é indispensável saber qual é o valor mínimo de venda de cada produto, incluindo, também, as despesas advindas de marketing e logística. “O planejamento financeiro é fundamental para que a Black Friday seja vantajosa e não gere perdas. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre atrair o cliente e manter uma margem de lucro saudável”, argumenta Leandro.
Sendo assim, a Black Friday, quando aproveitada com estratégia e foco no cliente, permite que os empreendedores não apenas aumentem as vendas, mas fortaleçam sua marca e se destaquem em um mercado competitivo.
“O evento é mais do que um dia de promoções; é uma oportunidade para mostrar ao cliente o compromisso da sua marca com a qualidade, a confiança e a transparência.”, finaliza Ferrari.