Home Notícias Economia Beneficiários de programas sociais poderão fazer empréstimo consignado
Economia

Beneficiários de programas sociais poderão fazer empréstimo consignado

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil poderão fazer empréstimo consignado, uma modalidade de acesso a crédito até então limitada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a servidores públicos. A novidade consta em Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (17), em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento marcou o lançamento do Programa Renda e Oportunidade, que também inclui a liberação de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e antecipação do décimo terceiro para aposentados do INSS.

O crédito consignado é aquele concedido com desconto automático em folha de pagamento. Por ter como garantia o desconto direto no salário ou benefício, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado. Além de possibilitar o empréstimo consignado para outros segmentos sociais, o governo também ampliou a margem consignável de 35% para 40% da renda, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo de quase todo o ano passado. Essa margem consignável é justamente o percentual máximo da renda que pode ser usado para o pagamento desses empréstimos.

A MP também define que 5% da nova margem consignável poderão ser destinados para saque ou amortização de despesas do cartão de crédito, um percentual já previsto e que seguirá o mesmo. O restante (35%) é para o empréstimo pessoal com crédito em conta. 

Segundo o governo, a medida pode alcançar mais de 52 milhões de pessoas, incluindo os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, os 4,8 milhões de beneficiários do BPC e os 17,5 milhões beneficiários do programa Auxílio Brasil. A estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimos consignados a esse público.

[ad_2]

Fonte

Produção industrial recua 0,2% em julho e acumula efeitos do juro alto

Produção industrial recua 0,2% em julho e acumula efeitos do juro alto

Leia Mais
Cinco gastos invisíveis que podem ser cortados ao alugar uma moto

Cinco gastos invisíveis que podem ser cortados ao alugar uma moto

Leia Mais
Quiosque Solidário do RioMar Recife recebe a Fundação Terra em setembro

Quiosque Solidário do RioMar Recife recebe a Fundação Terra em setembro

Leia Mais
Brasil inicia ação para usar Lei de Reciprocidade contra os EUA

Brasil inicia ação para usar Lei de Reciprocidade contra os EUA

Leia Mais
Volume recorde de operações suspeitas pressiona bancos e fintechs a agir mais rápido

Volume recorde de operações suspeitas pressiona bancos e fintechs a agir mais rápido

Leia Mais
Envie