0

Os vinhos podem combinar com diversas ocasiões, tanto em momentos festivos quanto no dia a dia mesmo. Além disso, é uma bebida versátil, possibilitando que seja bem apreciada em dias frios ou mais quentes.

Por ser uma das bebidas mais antigas em todo o mundo, estudos já foram feitos a respeito dos benefícios que o vinho pode trazer à saúde. Foi constatado que o vinho faz bem ao coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas, além de ser um ótimo aliado no combate à diabetes e na redução do colesterol.

Além desses benefícios, devido ao polifenol também presente na bebida, o vinho pode contribuir para quem está praticando exercícios em busca de perder peso. Esse componente (polifenol) é capaz de transformar o excesso de gordura branca — prejudicial à saúde — em gordura bege, que é mais facilmente eliminada pelo organismo, prevenindo assim disfunções no metabolismo e obesidade.  Contudo, para que os benefícios realmente sejam aflorados, o consumo deve ser moderado.

Apesar das vantagens, muitas pessoas têm uma dúvida com relação aos vinhos: a bebida é muito calórica? Veja abaixo quantas calorias tem, aproximadamente, uma taça de vinho:

Vinho Branco Doce

O vinho branco doce pode ter variações em seu teor alcoólico. Para os vinhos com até 9% de álcool, a quantidade de calorias presentes em uma taça pode variar entre 134 a 171 kcal. Já os vinhos com teor alcoólico entre 9% a 12% possuem entre 200 a 240 kcal por taça ingerida.

Vinho Branco Seco

Para os rótulos com teor alcoólico entre 9% e 12%, a quantidade de calorias pode variar entre 138 e 168 kcal por taça servida de vinho branco seco. Enquanto os vinhos com 12% a 14% de teor alcoólico podem ter entre 170 a 200 kcal.

Vinho Tinto

Os tintos que possuem teor alcoólico entre 11% a 13,5%, as quantidades de calorias podem variar entre 157 a 187 por taça de vinho ingerida. Já os tintos com 13,5 a 16% de álcool em sua composição, possuem entre 187 a 225 kcal por taça.

Espumante Seco

Ideal para quem gosta de bebidas menos doces, os espumantes secos são versáteis e possuem cerca de 184 kcal por taça ingerida.

Vinho de Sobremesa

Bons para servir com sobremesas ou sem acompanhar algum prato, estes rótulos costumam ter entre 203 a 290 calorias por taça.

“Conhecer sobre o vinho que você está consumindo é um dos passos iniciais para entrar no universo da bebida, possibilitando extrair da melhor maneira as vantagens que o vinho pode trazer para sua saúde e para experiências completas com a bebida”, explica Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club, escola que organiza cursos de vinhos e confrarias. Para isso, realizar pesquisas, participar de um curso de vinho e se manter atualizado quanto às novidades do mercado são fatores que contribuem para ampliar os conhecimentos.

centralrbn

Sedap convoca associações para pré-cadastramento de agricultores

Artigo anterior

FireWing anuncia pré-venda do aguardado álbum Resurrection

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *