Home Notícias Jurídico e Direito Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para país
Jurídico e Direito

Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para país

Envie
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Envie

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (25) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista traz “algum grau de tensão” para o país.

Durante um evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ministro afirmou que o resultado do julgamento pela condenação ou absolvição dos réus será de acordo com as provas e ocorrerá com o devido processo legal e sessões públicas.

“Nós vivemos esse momento tenso, inevitável, dos julgamentos do 8 de janeiro e dos julgamentos do que, segundo a denúncia do procurador-geral da República, teria sido uma tentativa de golpe de Estado. É evidente que esses episódios trazem algum grau de tensão para o país”, afirmou.

Barroso também fez um retrospecto das tentativas de quebra da legalidade constitucional ao longo da história do Brasil e disse que é preciso “encerrar um ciclo”.

“É imperativo o julgamento, porque o país precisa encerrar o ciclo em que se considerava legitimo e aceitável a quebra de legalidade constitucional por não gostar do resultado eleitoral, completou.

Julgamento

O julgamento de Bolsonaro será realizado pela Primeira Turma do Supremo, que é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.  As sessões do julgamento estão marcadas para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.  

São réus do núcleo crucial da trama golpista:

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República; 
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
  • Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. 

Fonte

AGU pede à PF investigação sobre fake news contra Banco do Brasil

AGU pede à PF investigação sobre fake news contra Banco do Brasil

Leia Mais
Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para país

Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para país

Leia Mais
André Mendonça é o novo relator do inquérito sobre descontos do INSS

André Mendonça é o novo relator do inquérito sobre descontos do INSS

Leia Mais
PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro

PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro

Leia Mais
Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja

Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja

Leia Mais
Envie