Na madrugada deste domingo, um encontro de baleias orcas afundou um veleiro que estava a cerca de 11km (6 milhas) da costa de Sines, distrito de Setúbal em Portugal. Segundo o comunicado divulgado pela Marinha, eles fizeram uma operação para salvar cinco tripulantes que se encontravam na balsa salva-vidas.
“O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa recebeu um contato do veleiro pelas 0h03 que se encontrava afundando, depois de um encontro com baleias orcas. De imediato foram empenhadas a embarcação de pesca Festas André, que efetuou o resgate das 5 pessoas, e uma embarcação da estação salva-vidas de Sines que acompanhou o navio de pesca até ao porto de Sines, onde atracou em segurança pelas 2h43”, conta a Marinha.
Sabendo que os enconrtos das baleias são umas das principais atrações para quem navega na região, a Marinha orienta aos navegantes, que ao perceber a presença delas, desliguem o motor, para inibir a rotação da hélice, eimobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com a embarcação.