Home Estados Bahia Balcão Virtual da Sefaz amplia horário de atendimento ao contribuinte
Bahia

Balcão Virtual da Sefaz amplia horário de atendimento ao contribuinte

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) ampliou em duas horas o tempo de atendimento remoto ao público pelo Balcão Virtual. A ferramenta, lançada no fim de outubro, passa a atender das 8h às 14 horas, com acesso à plataforma antecipado em cinco minutos, às 7h55, quando começa o ordenamento da fila virtual. O atendimento do balcão ocorre a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual.

A ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados por meio deste canal. “Alcançamos excelentes números de atendimento já na primeira semana, com mais de 100 atendimentos por dia, o que nos impulsionou a aumentar a oferta de horários, ampliando o tempo de funcionamento do Balcão”, informa o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-BA, Félix Mascarenhas.

Ele explica que, para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-BA. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablete, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no dispositivo móvel.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

Serviço personalizado

O Balcão Virtual da Sefaz-BA é um serviço personalizado que dispõe de salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao fim do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa Mascarenhas.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

[ad_2]

Fonte

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie