Home Estados Bahia Bahia tem a 6ª maior área urbanizada do Brasil (2.814,29 km²), 1/5 dela concentrada em apenas 5 dos 417 municípios do estado
Bahia

Bahia tem a 6ª maior área urbanizada do Brasil (2.814,29 km²), 1/5 dela concentrada em apenas 5 dos 417 municípios do estado

Envie
Bahia tem a 6ª maior área urbanizada do Brasil (2.814,29 km²), 1/5 dela concentrada em apenas 5 dos 417 municípios do estado
Salvador - Bahia
Envie

Em 2019, a Bahia era a unidade da Federação com a 6ª maior área urbanizada do país, somando-se áreas densas e pouco densas.

No estado, dos 3.006,97 km² mapeados pelo IBGE, 2.814,29 km² eram de áreas urbanizadas, que representavam apenas 0,5% de todo o território baiano (que tem 564.760,43 km2), mas equivaliam a 6,1% das áreas urbanizadas do país.

São Paulo liderava, com 18,8% das áreas urbanizadas do Brasil (8.614,62 km²), quase o dobro do segundo colocado, Minas Gerais, com 10,2% (4.699,69 km²). O Rio Grande do Sul vinham em terceiro lugar, com 7,8% das áreas urbanizadas brasileiras (3.027,11 km²).

Áreas urbanizadas são manchas construídas contíguas, que apresentam aglomeração de residências, ruas e outras edificações, em proximidade suficiente que permita relações de vizinhança e trocas cotidianas.

Elas são densas se apresentam maior proximidade entre as edificações, com poucos espaços vazios e grande capilaridade de vias, o que é mais comum em grandes centros urbanos. Por sua vez, são pouco densas quando compostas por edificações espaçadas entre si, características das áreas em processo de ocupação de periferias e de localidades afastadas dos centros urbanos

image host

De toda a área mapeada na Bahia, 72,0% (2.164,75 km²) são áreas urbanizadas densas, e 21,6% (649,54 km²) foram identificadas como pouco densas.

Já os outros 6,4% da área total mapeada no estado, ou 192,68 km², foram identificados como loteamentos vazios, em uma proporção acima da média nacional, que é de 4,4%. A Bahia ainda possuía 118,95 km² de área de “outros equipamentos urbanos”, locais com presença de estabelecimentos não residenciais, localizados nas bordas das manchas urbanizadas, ou distantes até 3 km delas.

Loteamentos vazios são áreas alteradas pela ação humana, provavelmente destinadas a serem urbanizadas, com arruamentos bem definidos e delimitados, porém onde ainda não há edificações suficientes. A existência de muitos loteamentos vazios pode ser sinal de uma expansão urbana em curso ou recente. Pode vir a indicar o avanço de uma frente de expansão urbana.

Na Bahia, 5 municípios (1,2% dos 417) concentram 20% de toda a área urbanizada

A Bahia tem uma importante concentração na sua urbanização. Em 2019, 1/5 (20,0%) de toda a área urbanizada no estado estava concentrada em apenas cinco municípios: Salvador (196,26 km²), Feira de Santana (143,15 km²), Camaçari (102,43 km²), Vitória da Conquista (77,51 km²) e Porto Seguro (43,76 km²).

Salvador tinha a 12ª maior área urbanizada do país e a 2ª maior da região Nordeste, atrás apenas de Fortaleza/CE (253,69 km²), que estava na 8ª posição nacional. Além da capital, a Bahia tinha outro município entre os 20 mais urbanizados do país: Feira de Santana, que estava na 20ª posição.

 

image host

Os municípios de São Paulo/SP (914,56 km²), Rio de Janeiro/RJ (640,34 km²) e Brasília/DF (590,22 km²) apresentavam as maiores áreas urbanizadas do país, em termos absolutos.

Em termos proporcionais, porém, cidades como Belo Horizonte/MG (82,7%), Fortaleza/CE (81,2% ) e Curitiba/PR (77,4%) tinham maiores parcelas do seu território urbanizado. Salvador tinha apenas 28,50% de sua área total urbanizada, Fira de Santana chegava próxima aos 11,0% (10,97%).

Em Salvador, praticamente toda a área urbanizada era considerado densa (99,5%). Esse percentual caía para 69,4% em Feira de Santana, era de 86,8% em Camaçari e ia a 63,3% em Vitória da Conquista, que era o menos denso dos municípios mais urbanizados do estado. Na Bahia como um todo, em 2019, 76,9% das áreas urbanizadas eram densas (2.164,75 km²).

Além disso, Vitória da Conquista era, em 2019, o município brasileiro com a maior área de loteamentos vazios: 17,51 km², que representavam18,4% da área mapeada da cidade. Outro município baiano que se destacava nacionalmente nesse indicador era Luís Eduardo Magalhães. Em 2019, ele tinha 26,3% de sua área mapeada para o estudo ocupada por loteamentos vazios, que somavam 12,76 km² – a sétima maior área absoluta de terreno vazios entre todos os municípios do país.

Dez municípios baianos mais urbanizados, por densidade da urbanização

image host

Entre 2015 e 2019, área urbanizada cresceu 32,5% na Bahia; Porto Seguro foi destaque em aumento da densidade da urbanização

Na comparação com a edição de 2015 do mapeamento de áreas urbanizadas, realizado, naquele ano, somente nas 14 concentrações urbanas da Bahia, foram identificados, em 2019, mais 253,12 km² de áreas urbanizadas no estado, o maior crescimento absoluto na região Nordeste e o sétimo do país.

Nesses quatro anos, foram adicionados 87,74 km² de áreas urbanizadas à concentração urbana de Salvador, 9ª maior adição absoluta entre os municípios do país, e 58,15 km² na concentração de Feira de Santana, 14º aumento.

A maior adição de áreas urbanizadas no país entre 2015 e 2019 ficou com a concentração urbana de Curitiba/PR, com 185,58 km².

As concentrações urbanas são arranjos populacionais baseados na contiguidade das manchas urbanizadas e nas circulações diárias entre municípios vizinhos ou municípios isolados com população maior de 100 mil habitantes.

Em termos relativos, a Bahia teve um crescimento de 32,5% nas áreas urbanizadas, entre 2015 e 2019, o que correspondeu a uma adição de 253,12 km². O percentual ficou próximo à média do Nordeste (+31,9%) e significativamente superior ao verificado no Brasil como um todo: +19,55%, com uma adição de 3.923,02 km² nesses quatro anos.

Já quando se fala em densificação das áreas urbanizadas entre 2015 e 2019, o principal destaque da Bahia foi para a concentração urbana de Porto Seguro, que viu 14,46 km² das suas áreas urbanizadas se tornarem mais densas no período.

Foi o 9º maior incremento do país e representou quase metade dos 35,73 km² que foram densificados em todo o estado, nesse período de quatro anos.

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘Eleonora’, filme que aborda amor e etarismo no interior do Pantanal

Cineclube Augusto Omolu exibe ‘Eleonora’, filme que aborda amor e etarismo no interior do Pantanal

Leia Mais
Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Envie