Líder no Nordeste e terceiro maior produtor mineral do Brasil, estado é responsável pela única produção de níquel sulfetado a céu aberto da América Latina, além de ser o único produtor de vanádio e urânio do país.
Líder no Nordeste e terceiro maior produtor mineral do Brasil. Essas são algumas das marcas que colocam a Bahia como destaque no setor da mineração no país e na América Latina. Entre as maiores mineradoras do estado está a Brazil Iron.
É na Bahia, por exemplo, onde existe a única produção de níquel sulfetado a céu aberto da América Latina. A estrutura fica na Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel, em Itagibá, cidade a 370 quilômetros de Salvador.
O mineral é utilizado para fazer baterias elétricas, incrementar a produtividade de lavoura e diminuir a ocorrência de doenças como a ferrugem asiática, além de melhorar a sustentabilidade da atividade agrícola.
Em Maracás, município no sudoeste da Bahia, funciona a única mina que produz vanádio na América Latina.
A matéria-prima pode ser usada em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo, gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. Para especialistas, o elemento é necessário na transição mundial para um futuro de baixo carbono.
Conforme Henrique Carballal, uma dessas pesquisas é Projeto Ferro Verde, desenvolvido em parceria com a Brazil Iron, que contribui de forma decisiva para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.