Bahia investe em mineração sustentável e inclusiva

Bahia investe em mineração sustentável e inclusiva

Guilherme Vito
2 min p/ ler 5.3k já leram
https://www.freepik.com/free-photo/male-worker-with-bulldozer-sand-quarry_16934280.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=55c16252-e3ac-4706-adbf-cbdd0e0a1de9&query=mineraohttps://www.freepik.com/free-photo/male-worker-with-bulldozer-sand-quarry_16934280.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=55c16252-e3ac-4706-adbf-cbdd0e0a1de9&query=minerao

Líder no Nordeste e terceiro maior produtor mineral do Brasil, estado é responsável pela única produção de níquel sulfetado a céu aberto da América Latina, além de ser o único produtor de vanádio e urânio do país.

 

Líder no Nordeste e terceiro maior produtor mineral do Brasil. Essas são algumas das marcas que colocam a Bahia como destaque no setor da mineração no país e na América Latina. Entre as maiores mineradoras do estado está a Brazil Iron.

 

É na Bahia, por exemplo, onde existe a única produção de níquel sulfetado a céu aberto da América Latina. A estrutura fica na Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel, em Itagibá, cidade a 370 quilômetros de Salvador.

 

O mineral é utilizado para fazer baterias elétricas, incrementar a produtividade de lavoura e diminuir a ocorrência de doenças como a ferrugem asiática, além de melhorar a sustentabilidade da atividade agrícola.

 

Em Maracás, município no sudoeste da Bahia, funciona a única mina que produz vanádio na América Latina.

 

A matéria-prima pode ser usada em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo, gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. Para especialistas, o elemento é necessário na transição mundial para um futuro de baixo carbono.

 

Conforme Henrique Carballal, uma dessas pesquisas é Projeto Ferro Verde, desenvolvido em parceria com a Brazil Iron, que contribui de forma decisiva para a descarbonização da indústria siderúrgica brasileira.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 72
Kkkk 32
Triste 4
Raiva 4

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.