Conecte-se conosco

Saúde

Aumento da temperatura: como garantir a saúde da pele e do cabelo durante o calor e a baixa umidade

Publicado

em

Aumento da temperatura: como garantir a saúde da pele e do cabelo durante o calor e a baixa umidade
(Crédito: iStock)

Uma série de cuidados ajuda a cuidar do corpo nos dias quentes

Com as temperaturas aumentando em Brasília e em outras partes do Brasil, é importante cuidar da pele e do cabelo durante o calor e a baixa umidade. No final de agosto, a cidade registrou a temperatura mais alta do ano, com mais de 33ºC, e o começo de setembro se inicia também com o termômetro elevado. A pele deve ser cuidada, já que a exposição ao sol e falta de umidade podem causar diversos danos ao corpo. O cabelo, por sua vez, também sofre mais nas altas temperaturas, tanto pelo impacto do calor, como pela água das piscinas locais, que muitos aproveitam nesses dias quentes.

Primeiramente, é imprescindível aplicar filtro solar e que ele seja aplicado, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol. Também é necessário reaplicá-lo a cada duas horas. Nada de aplicar uma vez só e achar que está com a proteção completa. Para ajudar a pele, deve-se evitar a exposição ao sol nos horários entre 8h e 16h. Pode-se usar bonés, viseiras, chapéus e camisetas com proteção UV para uma proteção extra.

Para ajudar o cabelo durante os dias quentes, é possível usar produtos que protegem os fios contra os raios UV. Também existem finalizadores que ajudam, com a hidratação da fibra capilar. Também é preciso prestar atenção ao excesso de oleosidade no calor com a produção de óleo a mais que as regiões sebáceas do corpo produzem. Nesse caso, é necessário usar produtos para cabelo oleoso. Já o secador e a chapinha podem ser deixados de lado durante o clima quente. Os procedimentos químicos também devem ser evitados.

É importante também evitar produtos à base de álcool, que acabam ressecando os fios. Os banhos frios também beneficiam a saúde do cabelo. Enquanto nos dias frios é difícil reduzir a temperatura do chuveiro, nos dias quentes o ideal é usar o clima a favor dos fios. Caso vá se refrescar em uma piscina, o ideal é tomar uma ducha quando sair para retirar o cloro, evitando o acúmulo de substâncias que prejudicam a saúde dos fios.

A nutrição e a hidratação são outro aspecto importante para garantir a saúde. Por isso, é essencial ingerir alimentos adequados, indo além somente dos cuidados com dermocosméticos. O ideal é fazer refeições leves, com alimentos com bastante água e pouco sódio. A água também deve ser consumida em abundância. Os picolés naturais com frutas do cerrado como de mangaba, buriti ou cagaita podem ajudar a refrescar os brasilienses. 

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *