A Asia Shipping, multinacional brasileira e maior integradora logística da América Latina, é a nova apoiadora do Conectados do Bem, projeto que oferece oficinas gratuitas de cultura digital para jovens de escolas públicas em diferentes regiões do país. Com foco em educação, inclusão digital e responsabilidade socioambiental, a iniciativa busca tornar o ensino mais atrativo e interativo, apresentando aos estudantes o universo da tecnologia e suas oportunidades de geração de renda.
Com atuação voltada a jovens entre 9 e 17 anos, o projeto tem como missão despertar o interesse pela tecnologia, reduzir a evasão escolar e formar uma nova geração de talentos preparados para o futuro do trabalho. Os temas abordados nas oficinas são escolhidos em parceria com os patrocinadores e têm como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Projetos como o Conectados do Bem têm um impacto real na construção de uma sociedade mais preparada, inclusiva e inovadora. Ao estimular o letramento digital desde cedo, contribuímos para o desenvolvimento de competências fundamentais e promovemos mais oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Para a Asia Shipping, apoiar iniciativas como essa é uma forma concreta de exercer nosso papel social e contribuir com um futuro em que todos possam crescer juntos”, afirma Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.
Oficinas de cultura digital e consciência socioambiental
Com uma metodologia baseada em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) a iniciativa contempla desde a implementação de laboratórios de robótica e programação até a capacitação prática dos jovens em ferramentas digitais. Os temas centrais das oficinas envolvem, além da robótica, a área de games, desenvolvimento de aplicativos e sites, animação digital, assim como empreendedorismo social e educação financeira.
Além das habilidades técnicas, o projeto também desenvolve competências socioemocionais, como criatividade, pensamento crítico e solução de problemas, incentivando os jovens a transformarem suas ideias em projetos de impacto ou até mesmo em negócios sustentáveis.
Em compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, algumas das abordagens já trabalhadas nas oficinas do projeto também tiveram como foco a gestão de resíduos, uso sustentável da água, reciclagem, energias renováveis e mobilidade urbana, promovendo o uso consciente dos recursos naturais e o engajamento dos jovens em causas de impacto coletivo.
Resultados que transformam
Até agora, o projeto Conectados do Bem já beneficiou mais de 5 mil jovens em nove estados brasileiros (RJ, SP, ES, RS, PR, GO, BA, CE e RN), oferecendo ferramentas e oportunidades para que estudantes da rede pública possam se conectar com o mundo da tecnologia de forma acessível, prática e transformadora. Com o apoio da Asia Shipping, o projeto segue ampliando sua atuação e fortalecendo a construção de um futuro mais digital, sustentável e cheio de possibilidades para todos.
“Queremos que mais jovens possam enxergar a tecnologia não só como uma ferramenta, mas como uma oportunidade real de transformação. Ao apoiar o Conectados do Bem, contribuímos para um futuro mais equilibrado, no qual educação, inclusão e inovação caminham lado a lado”, finaliza Alexandre Pimenta.