conecte-se conosco

BA

“As igrejas cumprem papel fundamental”, diz Kátia Oliveira sobre liberação de cultos com 30% da capacidade

Ana Lúcia

Publicado

em

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) avaliou de forma positiva, nesta segunda-feira (1º), a decisão do governador Rui Costa (PT) de permitir o funcionamento das atividades religiosas com 30% da capacidade das igrejas e templos. Evangélica, a parlamentar diz que a religião cumpre um papel fundamental de acolher e dar conforto às pessoas neste momento de dificuldades, tanto para aqueles que perderam seus entes queridos quanto para todos que enfrentam as adversidades provocadas pela pandemia da covid-19.

“Neste momento tão difícil, as igrejas cumprem um papel fundamental no sentido de dar suporte e renovar a fé das pessoas. Nos cultos e demais atividades religiosas, pregamos a fé e a esperança, dois fatores que são cruciais para as pessoas. As instituições religiosas acolhem e dão às pessoas a força que elas precisam para enfrentar as adversidades que a pandemia nos impõe”, afirmou.

Ela também destacou o papel social dos templos religiosos. “A partir da sua fundação, a igreja é vista como um local de auxílio material aos membros mais necessitados. Encontramos inúmeras passagens Bíblicas que exortam a generosidade e a beneficência como postulado a ser observado pelos religiosos. O apóstolo Tiago no capítulo 1.27, por exemplo, aconselha a igreja a olhar, velar e assistir as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”.

É nas igrejas que as pessoas que perderam algum ente querido encontram acolhimento, graças à palavra de Deus. É também na igreja que aqueles que perderam seu emprego são consolados. Não à toa as atividades religiosas são consideradas essenciais. A fé é muito importante neste momento difícil, em que diversas famílias atravessam por dificuldades de saúde e econômica, precisando de uma palavra de esperança”, reforçou a deputada.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BA

Vacinação da 1ª dose contra a Covid volta a ser suspensa nesta terça (20/4)

Avatar

Publicado

em

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que a aplicação da primeira dose em idosos da vacina contra a Covid-19 será suspensa a partir desta terça-feira (20/4), em virtude da quantidade insuficiente de doses. A aplicação será retomada logo após a chegada de novos lotes de imunizantes.

Continua apenas a aplicação da primeira dose nos pacientes em tratamento de hemodiálise, além dos profissionais das Forças de Segurança, com 50 anos acima, na ativa e que atuem em Camaçari, são eles: policiais militares, civis, rodoviários, federais, bombeiros, salva-vidas, guardas municipais e de trânsito.

A aplicação da segunda dose também continuará ocorrendo sem interrupção.

Confira os locais onde a vacinação ocorrerá das 9h às 16h:

Sede
Drive-thru no Estádio Fernando Ferreira Lopes
Escola Professor Luís Rogério de Souza – Gleba C
Centro de Vacinação Contra a Covid-19 – Atrás do antigo Bompreço

Costa
Centro Educacional Marquês de Abrantes
Unidade de Saúde da Família (USF) Fonte das Águas
USF Barra do Jacuípe
USF Barra do Pojuca
Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monte Gordo

Continue lendo

BA

Covid-19: Salvador concluirá vacinação de idosos nesta terça (20)

Avatar

Publicado

em

Os esforços realizados pela Prefeitura para imunizar a população contra a Covid-19 já trouxeram um importante resultado: Salvador será uma das primeiras capitais do país a concluir a vacinação dos idosos. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, na tarde desta segunda-feira (19), ao informar a continuidade da imunização para pessoas com 60 anos ou mais, que acontece amanhã (20).

“Vamos conquistar esse marco importante. Amanhã, a cidade conclui a vacinação, com a primeira dose, de todos os idosos. Um trabalho sério e dedicado leva a esse resultado”, declarou Bruno Reis.

Serão vacinados os cidadãos nascidos de 20 de janeiro a 20 de abril de 1961, das 8h às 16h. Também poderão receber a primeira dose os idosos acima de 60 anos que ainda não compareceram aos postos. “Olhem o filômetro, veja o ponto de vacinação mais próximo de sua casa, pode deixar pra ir no meio da manhã. Temos doses suficientes para todo este público”, orientou o prefeito.

As doses serão aplicadas nos pontos drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova – Nazaré; Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos; 5º Centro de Saúde – Barris; Parque de Exposições – Paralela; Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula; Unijorge – Campus Paralela; e Vila Militar – Dendezeiros.

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado – Águas Claras, USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luiza, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, Unijorge – Campus Paralela, 5º Centro de Saúde – Barris e Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros.

Trabalhadores da saúde, autônomos, agentes de segurança pública e pacientes em hemodiálise: Todos devem estar com os nomes cadastrados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . No local de vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.

Já os autônomos devem levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal. Os pacientes em hemodiálise devem apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso dos policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito, todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 50 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.

As doulas, no ato da vacina, deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, cópia do último Imposto de Renda ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

A imunização para estes públicos acontece das 8h às 16h, nos pontos drives e fixos montados na Fundação Baiana de Desenvolvimento para as Ciências (FBDC) – Unidade Brotas e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.

Vacina Express – Os idosos com 60 anos ou mais também podem fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br. São oferecidas 200 vagas por dia, preferencialmente, para acamados ou com dificuldade de locomoção.

Segunda dose – Nesta terça-feira (20) haverá Corujão da Vacinação para aplicação da segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. Três pontos drive-thru vão funcionar com horário estendido para quem estiver de carro, até 21h, na FTC Paralela, Faculdade Universo – Avenida ACM e Barradão – Canabrava. Outros postos vão funcionar das 8h às 18h: o drive na USF San Martin e os pontos fixos no Clube dos Oficiais da PM – Dendezeiros, UBS Ramiro de Azevedo – Nazaré e UBS Colinas de Periperi, além da FTC Paralela e Barradão – Canabrava.

Os idosos que receberam a primeira dose em casa através do serviço Vacina Express não precisam fazer novo registro no site. O retorno da equipe de saúde é feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema.

Hora Marcada – Acontecem normalmente os atendimentos e marcações no site Hora Marcada para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. No total, são disponibilizados 25 postos de saúde e um drive na Faculdade Maurício de Nassau, da Pituba, para o atendimento da imunização com hora marcada. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

 A gestão orienta o público-alvo para que não ultrapasse o horário combinado, não comprometendo os demais agendamentos. Também é necessário evitar chegar com muita antecedência no local da vacinação para não gerar longas filas e aglomeração.

No site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br é permitido que os idosos que já receberam a primeira dose possam preencher os dados pessoais e escolher um dos locais, bem como data e hora. Em seguida, um comprovante com código QR Code será gerado para confirmar a marcação.

A estratégia de agendamento é mais uma opção rápida e confortável para que o idoso possa buscar a segunda dose, importante passo para completar o esquema vacinal e ficar efetivamente imunizado.

Lista de postos cadastrados para Hora Marcada:

Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: USF da Federação.

Distrito Sanitário Boca do Rio: USF Parque de Pituaçu.

Distrito Sanitário Brotas: UBS Mario Andrea e UBS Manoel Vitorino.

Distrito Sanitário Cabula/Beiru: UBS CSU Pernambués, UBS Eunisio Coelho Teixeira, USF Fernando Filgueiras e USF Mata Escura.

Distrito Sanitário Cajazeiras: USF Cajazeiras V e USF Yolanda Pires.

Distrito Sanitário Centro Histórico: UBS Péricles Esteves Cardoso e USF Dona Iraci Isabel da Silva – Gamboa.

Distrito Sanitário Itapagipe: Joanes Centro Oeste.

Distrito Sanitário Itapuã: USF Professor Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e USF Nova Esperança.

Distrito Sanitário Liberdade: UBS Professor Bezerra Lopes.

Distrito Sanitário Pau da Lima: UBS Castelo Branco, USF João Roma Filho e USF Vila Nova de Pituaçu.

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria: UBS Marechal Rondon, USF Antonio Lazzarotto e USF Recanto da Lagoa.

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Tubarão e USF Fazenda Coutos III.

DRIVE THRU: Faculdade Maurício de Nassau – Campus Pituba.

 

Foto: Igor Santos/Secom

Continue lendo

BA

Abertas inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada

Redação

Publicado

em

Por

Abertas inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do programa Qualifica Mais – Emprega Mais, abriu as inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Eixo Informação e Comunicação, em Salvador. Os cursos ofertados são Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. As inscrições seguem até o dia 25 de abril, neste link. A iniciativa visa à empregabilidade dos jovens no mundo do trabalho. Os interessados às vagas devem residir em Salvador ou na região metropolitana e ter o Ensino Médio completo.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem responder a um questionário disponibilizado no link acima, composto por 23 questões. A seleção e a matrícula dos estudantes contemplados serão realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 24 de maio.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância da iniciativa. “Os cursos do Qualifica Mais – Emprega Mais estão sendo ofertados pela parceria da Secretaria da Educação com o MEC, visando qualificar jovens e trabalhadores na área de Tecnologia da Informação. Os cursos serão totalmente gratuitos, devido a expressiva demanda por estes profissionais, a ser preenchida no mundo do trabalho na área de Tecnologia. Esta é uma das ações de fortalecimento da política de Educação Profissional no Estado e de inclusão socioeducacional”, destacou.

As unidades de ensino ofertantes dos cursos on-line são: Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaías Alves, com 160 vagas para Programador de Sistemas e 160 vagas para Programador Web; CEEP Empreende Bahia, com 122 vagas para Programador de Sistemas e 123 vagas para Programador Web; CEEP Newton Sucupira, com 40 vagas para Programador de Sistemas e 40 vagas para Programador Web; e Colégio Estadual Góes Calmon, com 54 vagas para Programador de Dispositivos Móveis.

Sobre o programa

O Qualifica Mais – Emprega Mais visa conectar os estudantes às vagas de emprego nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio da oferta de qualificação profissional de qualidade e da disponibilização de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Luana Marinho

Link

Continue lendo

TENDÊNCIA