Siga-nos nas Redes Sociais

Festival

Artistas de 37 municípios baianos integram programação do Festival Balaiano – Confira resultado da seleção

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Artistas de toda Bahia que se inscreveram para participar do Festival Balaiano  já podem conferir o resultado da seleção no site do projeto: www.festivalbalaiano.com.br/artistas-selecionados/. Foram mais de 250 inscrições entre performances, apresentações musicais, curtas-metragens, exposições fotográficas e obras de artesanato, vindas de 65 municípios baianos. Dessas, foram selecionadas 55 artistas de 37 municípios para compor a programação do Festival. O processo de seleção contou com o apoio de mobilizadores culturais e foi realizado por uma equipe de curadoria composta por agentes de diversos segmentos artísticos e representantes de cada um dos seis macroterritórios do estado.

Macroterritório 1: compreende as regiões Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento. A curadora responsável foi Tacila Mendes, que atua há 11 anos na assessoria de comunicação de projetos culturais e sociais. É uma das cantoras-fundadoras da banda Mulheres em Domínio Público e atua no mapeamento cultural realizado pelo Programa de Valorização da Cultura. A mobilizadora foi a ativista  Miriam Silva, que esteve à frente da gestão do Centro de Cultura de Porto Seguro, democratizando a cultura na região.

Macroterritório 2: região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte – Agreste Baiano  e Recôncavo. Curadoria de Ziati Franco, homem trans, produtor, Coach Artístico e contrabaixista, atua com gestão de pessoas e tem mais de 10 anos de experiência no campo artístico musical. A mobilizadora foi a professora de educação artística, atriz, sambadeira e coordenadora da companhia Teatro de Esquina, Cláudia Nascimento.

Macroterritório 3: Semiárido Nordeste, Itaparica (Ba/Pe), Portal do Sertão, Sisal, Piemonte Norte do Itapicuru. Curadoria de Igor Gnomo, instrumentista, compositor, empreendedor e produtor musical / cultural. O mobilizador foi Rubinho Lima, escritor, editor e produtor cultural, coordenador da Editora Oxente.

Macroterritório 4: Irecê, Piemonte da Diamantina, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Jacuípe. Curadoria de Maryanne Dultra Bastos, produtora cultural, arte-educadora, griô aprendiz, coordenadora do Ponto de Cultura Circo do Capão. A mobilizadora foi Vone Ferreira, artista têxtil, atriz e  compositora de coco.

Macroterritório 5: Oeste Baiano / Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Velho Chico e Bacia do Paramirim. Curadoria de Chris Ramos, ativista e agente cultural, web designer, idealizadora de Projeto “Eu Crio” – um suporte a artistas e produtores culturais através da internet.  A mobilizadora foi Marina Ferreira, pedagoga, comunicadora na Casulo Criativo, produtora cultural e vice-coordenadora da Cia de Teatro Retórica Desnuda.

Macroterritório 6: Médio Sudoeste, Vale do Jiquiriçá, Sertão Produtivo, Vitória da Conquista e Médio Rio de Contas. Curadoria de Patrícia Chaves, que atua no audiovisual e teatro como produtora, diretora, roteirista e montadora, além de ministrar cursos, oficinas e workshop de roteiro, teatro e interpretação. O mobilizador é o cantor e compositor Guigga, com mais de 20 anos de trajetória na música e criador do Sarau Casa da Borracha.

O Festival Balaiano tem como objetivo contemplar a diversidade cultural do estado da Bahia através de seus seis macroterritórios e propor uma rede colaborativa entre esses artistas.De acordo com os coordenadores do projeto, André Oliveira, Edmilia Barros e Angela Marques, a proposta é evidenciar grupos criativos pouco conhecidos e engaja-los a interagir com artistas semelhantes, como forma de fortalecer e disseminar as produções por todas as regiões do estado.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Freepik Leia Mais

O que analisar antes de investir em uma ação

Festival do Rio celebra sua 27ª edição e anuncia os vencedores do Troféu Redentor e do Prêmio Felix Leia Mais

Festival do Rio celebra sua 27ª edição e anuncia os vencedores do Troféu Redentor e do Prêmio Felix

Festival Quitandinha celebra cultura, gastronomia e música na esquina mais famosa de São Paulo Leia Mais

Festival Quitandinha celebra cultura, gastronomia e música na esquina mais famosa de São Paulo

Festival Diwali – Festival das Luzes celebra a cultura indiana com entrada gratuita no Largo da Batata Leia Mais

Festival Diwali – Festival das Luzes celebra a cultura indiana com entrada gratuita no Largo da Batata

Divulgação Leia Mais

Mais de 250 mil pessoas participam do Summer Beats 2025 no Campo de Marte

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.