Conecte-se conosco

Notícias

Antes de iniciar na carreira de mentoria, é preciso obter conhecimento para exercer a profissão

Publicado

em

Antes de iniciar na carreira de mentoria, é preciso obter conhecimento para exercer a profissão

Tripla Certificação Internacional aborda três áreas de conhecimento e permite ampliar atuação

A mentoria é a atividade que estimula o processo de desenvolvimento e aprendizado na carreira e envolve um profissional, o mentor experiente em qualquer área e uma pessoa, o mentorado que necessita de uma determinada experiência.

É uma espécie de tutoria, uma forma de compartilhar o conhecimento, para que o outro possa dominar um conhecimento para desempenhar um determinado trabalho. Dessa forma, estará mais preparado e seguro para desenvolver uma carreira. “É como um despertar, em que o mentor libera o potencial de cada pessoa”, afirma Claudio Brito, CEO do Global Mentoring Group, grupo internacional focado na alta performance que já formou mais de dois mil mentores, e que possui base nos Estados Unidos, Brasil  e em Portugal.

A mentoria profissional deve ser, sobretudo, uma “via de mão dupla”, em que o mentor pratica a escuta ativa, e o contrário também acontece. Ao escutar e compreender os conselhos, o “aluno” obterá mais conhecimento e base para lidar com os desafios do dia a dia.

Da mesma forma, o mentor precisa obter conhecimento para exercer a atividade. Por isso a importância de se buscar uma formação específica para a profissão. O Global Mentoring Group, atento a esse movimento do mercado, oferece a Tripla Certificação Internacional em Mentoring, um programa de imersão de três dias, 100% on-line, focado em três áreas de conhecimento: a mentoria propriamente dita, neurociência aplicada ao mentoring e mentoria de negócios e inovação.

Um dos destaques do programa é a apresentação dos modelos de mentoria de Jim Collins, um dos mais renomados mentores do mundo, que atende empresas como AB/InBev e o empresário Jorge Paulo Lehmann; e da Universidade de Harvard.

Melhores resultados

Assim como o principal objetivo do mentor é ajudar o mentorado a atingir seus objetivos, o programa de Tripla Certificação Internacional visa ajudar os mentores participantes a desempenhar a atividade com melhores resultados.

A secretária executiva Marcela Brito decidiu fazer a Tripla Certificação Internacional para estruturar melhor a atividade de mentora, que já executava em paralelo ao trabalho como assistente de diretoria. “Eu buscava um método em que pudesse conduzir o meu processo com mais segurança, e o Global Mentoring Group me proporcionou essa possibilidade”, reconhece.

Menos de um ano depois de concluir o curso, Marcela informa que atende cinco clientes corporativos, o faturamento da sua empresa dobrou, o que a obrigou a migrar de microempreendedora individual (MEI) para microempresa (ME). Conquistou mentorados em Angola, Reino Unido e Japão e foi reconhecida como Mentora do Ano pelo Global Mentoring Group em 2020.

Marçal Siqueira trabalha há alguns anos com desenvolvimento de líderes nas áreas de gestão, finanças, performance, administração do tempo e relacionamento, atendendo executivos, profissionais liberais, empresários, empreendedores e principalmente jogadores de futebol e dirigentes que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.

Depois de fazer a Tripla Certificação Internacional, se tornou líder mentor do mesmo programa. Ele acredita que o modelo é prático, de fácil entendimento e sistematizado que vai desde a construção do propósito ao desenvolvimento de um novo negócio, além, claro, de atender todas as necessidades de um projeto que o mentor tenha com seu mentorado.

Já Cleber Eliazar, depois de construir carreira na docência no Ensino Superior e Educação Física, decidiu atuar como mentor “por identificar nesta intervenção, a possibilidade de colocar em prática, construir, evoluir e expandir o meu propósito que é o de transformar a vida das pessoas pelos talentos e virtudes que elas trazem dentro de si”.

Segundo ele, um dos principais motivos que o levaram a fazer a Tripla Certificação Internacional em Mentoring foi a proposta metodológica atraente, inovadora e o conteúdo direcionado a contemplar todas as áreas de intervenção em empresas e pessoas.

Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup

Sobre Global Mentoring Group

O programa de mentoring, da GMG, é baseado nos grandes centros mundiais de estudo e desenvolvimento como MIT, Stanford, Harvard e nos processos de aceleração de startups do Vale do Silício, consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um menos experiente (mentee ou mentorado).  É um processo de transmissão de conhecimento, que tem como objetivo provocar insights no mentee e é utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira, quanto quem precisa se destacar no cargo em que ocupa, um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando, ou vai enfrentar, novos desafios na empresa ou fora dela.

Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light