Angel Gurría, ex-Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é um dos principais palestrantes do World Summit on Energy Transition (WSoET), a Cúpula Mundial sobre Transição Energética, que vai ocorrer nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza – uma realização do Winds for Future em associação com o Governo do Estado do Ceará, o Global Institute for the Future of Tourism e a Advanced Leadership Foundation.
Nascido em Tampico, no México, Gurría é formado em Economia e se tornou um diplomata de destaque, tendo ocupado cargos relevantes em seu país – como o de Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda e Crédito Público – e em nível internacional. À frente da OCDE, trabalhou pela reforma do Sistema Fiscal Internacional e pela promoção de políticas inclusivas, além de ter atuado, durante a pandemia de Covid-19, em pesquisas e recomendações para ajudar os países membros a enfrentar os desafios daquele momento.
Gurría recebeu honrarias em mais de 30 países, como a Grand Croix de la Légion d’Honneur da França e o Gwangwha Medal for Diplomatic Service da Coreia do Sul. Ele é membro de várias organizações internacionais com foco na segurança hídrica e no desenvolvimento sustentável.
A Cúpula em Fortaleza
Angel Gurría estará no WSoET, evento mais importante do país sobre transição energética e sustentabilidade neste ano. O diferencial da Cúpula é promover a reunião de especialistas globais, investidores, figuras influentes e celebridades internacionais para debater os desafios impostos pelas mudanças climáticas e explorar as vastas oportunidades associadas à transição energética.
Também vão participar da Cúpula representantes de 25 países, como ministros, ex-presidentes e especialistas em energia, além de especialistas ligados à Organização dos Estados Americanos (OEA), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O World Summit on Energy Transition será uma plataforma de diálogo entre indústria, academia, governo e terceiro setor, para explorar as vantagens e oportunidades na promoção de um modelo de transição energética. Outro objetivo será inspirar novos participantes a aderirem ao movimento, acelerando o processo de transição e promovendo uma mobilização global. Nesse sentido, as discussões abordarão as tendências internacionais e a inteligência de mercado.
Por fim, a Cúpula traçará um roteiro estratégico para o Brasil, destacando o papel de protagonismo que o Ceará pode assumir nesse processo. Com seus abundantes recursos naturais — como vento, sol e oceano —, o estado tem todos os elementos para se tornar um polo estratégico na matriz energética global limpa e moderna.
A participação no World Summit on Energy Transition (WSoET) será presencial e também online, permitindo o acesso às palestras e aos debates para o público de todos os países, com transmissão em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim.
World Summit on Energy Transition (WSoET)
28 e 29 de novembro de 2024
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Informações e programação: https://energytransition.com.br