Educar por meio do esporte, levando para a sala de aula os valores moldados na rotina do “nada, pedala e corre”. Essa é a missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, em Curitiba. E Micaella Precybilovicz é um exemplo de como o triathlon e a educação caminham juntos. Aluna do projeto, ela foi aprovada no concurso para estudar no Colégio da Polícia Militar do Paraná, o CPM, tido como um dos mais disputados da capital.
Micaella, de 10 anos, é irmã mais nova de Adam Precybilovicz, veterano da Escolinha de Triathlon, hoje no grupo de alto rendimento. Foi por influência do irmão que ela ingressou no projeto, aos 8 anos. Na época, era uma das alunas mais novas, e a mudança de comportamento foi rápida.
“As amizades foram se intensificando, os treinos e os compromissos também. Com isso, vimos nascer dentro dela um senso de responsabilidade e comprometimento com o esporte que até então desconhecíamos”, conta a mãe, Camila. “O esporte faz com que ela se mantenha atenta e ativa. Ela sabe de todos os horários de treinos. Agora na pandemia acompanha as aulas online e nos cobra se marcamos algo no mesmo dia. Até na alimentação, ficou mais fácil ela entender o por quê de comer isso ou aquilo.”
Conquista forjada na rotina de treinos e estudos
Mesmo durante a pandemia de coronavírus, Micaella manteve a rotina de treinos e estudos, com horários para as aulas online do colégio onde estudava, as aulas online do curso preparatório e os encontros virtuais da Escolinha de Triathlon. Como treinava com a equipe dentro do Colégio da Polícia Militar do Paraná, antes da quarentena, a motivação para estudar foi ainda maior. O resultado foi a conquista da sonhada vaga para o CPM.
“A Micaella se orgulha em fazer parte da Escolinha de Triathlon. Diz que está se preparando para participar de competições. É uma menina cheia de sonhos. Sempre fala que quer cursar Arquitetura, viajar o mundo competindo e conhecendo novas pessoas”, destaca a mãe, Camila, orgulhosa.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.
A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende mais de 80 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Eletrolux e Rede Condor.