Home Estilo e Vida Gastronomia Alimentação plant-based: o que é, como funciona e como seguir
Gastronomia

Alimentação plant-based: o que é, como funciona e como seguir

Envie
Alimentação plant-based: o que é, como funciona e como seguir
Crédito:Daria Kulkova/iStock
Envie

Dando preferência a hortaliças e alimentos de consumo vegetal, a dieta plant-based pode ser rica em antioxidantes e vitaminas

Uma dieta plant-based – ou, em português, dieta de base vegetal – consiste no consumo regular de alimentos de origem vegetal. Diferentemente do que pode parecer por seu conceito, esse tipo de alimentação não é restrito, como a dieta vegana, por exemplo, mas, sim, prioriza os vegetais, leguminosas, grãos e outros produtos da terra como fontes principais de nutrientes.

Baseada em plantas e vegetais, a dieta plant-based é conhecida como um tipo de alimentação preventiva que, ao reduzir o consumo de carne, aumenta a saudabilidade da rotina e pode evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, obesidade, câncer e osteoporose. 

A alimentação plant-based, portanto, tem como ingredientes predominantes as frutas, tubérculos, leguminosas, verduras, cereais, castanhas, nozes e sementes. Em segundo lugar, aparecem os produtos de origem animal como leite e ovos, e, com uma frequência menor, carnes brancas e vermelhas. 

Quais são os benefícios de seguir uma dieta plant-based regularmente?

Benefícios para a saúde: alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes essenciais para uma vida saudável. O consumo regular destes alimentos pode melhorar o funcionamento do intestino, diminuir problemas de má digestão e refluxo, melhorar o aspecto da pele e do cabelo e até mesmo prevenir os efeitos do envelhecimento precoce.

Acessibilidade e variedade: culturalmente, as refeições muitas vezes podem girar em torno da carne. Esse hábito pode reduzir significativamente a variedade de preparos e ingredientes de origem vegetal nas refeições diárias. Na dieta plant-based, é possível explorar diferentes preparos na cozinha e realizar refeições mais completas por preços mais acessíveis.

Impacto ambiental positivo: uma dieta plant-based também desempenha um papel importante na luta social contra as mudanças climáticas. A produção de alimentos de origem animal é responsável por uma parcela significativa da emissão de gases de efeito estufa, além de exigir grandes quantidades de água e terras agrícolas. Ao optar por alimentos vegetais, os consumidores podem reduzir sua pegada de carbono e contribuir para a conservação dos recursos naturais. 

Como em qualquer alteração cotidiana alimentar, é essencial que a transição para uma dieta plant-based seja acompanhada por um profissional de confiança, formado em uma faculdade de nutrição. É preciso analisar as trocas a serem feitas na rotina pessoal de cada indivíduo e como elas irão suprir suas necessidades metabólicas, a fim de não causar eventuais malefícios à saúde.

Existem vitaminas e nutrientes que são essenciais para o bem-estar do organismo e devem ser consumidos diariamente, por isso cabe a um profissional de saúde acompanhar os pacientes para que a dieta plant-based cumpra todos os requisitos de uma alimentação balanceada e nutritiva. Assim, será possível desfrutar de todos os benefícios que uma dieta vegetal pode trazer! 

Envie