Aliança Solar Internacional (ISA) compartilha perspectivas sobre o futuro da energia solar e anuncia vencedores do SolarX Startup Challenge América Latina & Caribe na COP30

Aliança Solar Internacional (ISA) compartilha perspectivas sobre o futuro da energia solar e anuncia vencedores do SolarX Startup Challenge América Latina & Caribe na COP30

6 min de leitura
Divulgação
A Aliança Solar Internacional (ISA), uma organização intergovernamental baseada em tratado com 125 países membros, anunciou dez vencedores de nove países—seis liderados por mulheres—do SolarX Startup Challenge Edição América Latina & Caribe (LAC) na COP30 em Belém, Brasil. O anúncio aconteceu durante uma mesa-redonda durante a COP30, construindo sobre os sucessos das edições África e Ásia-Pacífico. A Aliança apoiou 50 startups da África e da Ásia-Pacífico, incluindo a Índia, por meio de uma dotação monetária e um programa de aceleração dedicado nos últimos anos.

Um futuro que move a conversa da ambição para a ação, focando na mobilização de financiamento, aquisição conjunta e capacitação regional para implantar energia solar em escala no Sul Global. Esta transição é apoiada pelos quatro pilares estratégicos da ISA: Financiamento Catalítico, Capacitação Global e Digitalização, Engajamento Regional e Nacional, e Roteiros de Tecnologia & Política.

A edição LAC do SolarX Startup Challenge marca uma expansão significativa da presença da ISA nesta região, visando identificar e apoiar inovações solares escaláveis, econômicas e de alto impacto adaptadas às necessidades regionais. A edição LAC atraiu forte participação de empreendedores de toda a região, onde a adoção solar cresceu rapidamente, com a energia renovável superando o carvão como principal fonte de eletricidade do mundo este ano, um passo vital destacado na COP30. O objetivo é oferecer soluções que avancem o acesso à energia limpa, a resiliência da rede e aplicações solares emergentes. Lideradas por especialistas do setor, investidores e profissionais de energia limpa, as startups vencedoras foram selecionadas por sua capacidade de gerar impacto real e relevância tecnológica.

O SolarX Challenge deste ano recebeu 113 candidaturas de 29 países, refletindo o crescente interesse da região em soluções solares práticas. Dez startups promissoras de nove nações da América Latina e do Caribe receberam um incentivo de US$15.000 cada para desenvolver e escalar ainda mais suas soluções. Junto com esse apoio, elas terão acesso a mentoria técnica, redes de investidores e oportunidades de capacitação através dos parceiros da ISA, ajudando-as a fortalecer seu trabalho e contribuir para uma implantação solar mais ampla na região.

“Esses vencedores ilustram como a inovação local pode apoiar significativamente a transição energética da região. A América Latina e o Caribe têm um potencial solar significativo, mas continuam a enfrentar desafios de acesso, acessibilidade e resiliência. O SolarX Challenge visa preencher essa lacuna apoiando empreendedores que estão desenvolvendo modelos de negócios adaptáveis e impactantes. A ISA permanece comprometida em viabilizar esses esforços e avançar para um futuro mais sustentável para a região”, disse o Diretor-Geral da ISA, Sr. Ashish Khanna.

As 10 startups vencedoras de 9 países selecionadas no SolarX Startup Challenge 2025 – Edição LAC são:

 
Kingo – Guatemala: Projeta e opera soluções de energia limpa e conectividade baseadas em IoT para áreas remotas.

Digital Grid – Brasil: Uma plataforma SaaS especializada que aborda desafios operacionais, financeiros e regulatórios de geração solar compartilhada por meio de automação de ponta a ponta.

SQUAIR – Brasil: Uma plataforma inteligente para gestão integrada de energia e temperatura para ambientes de refrigeração de uso intensivo de energia, como centros logísticos e fábricas.

Suncast – Chile: Oferece serviços de previsão de energia solar e estimativa de poluição altamente precisos sem a necessidade de sensores físicos ou infraestrutura adicional.

Grinplus – Uruguai: Ajuda pequenos geradores solares em países em desenvolvimento a obter renda vendendo certificados renováveis.

HD Photovoltaics – Argentina: Produz painéis BIPV leves, modulares e multifuncionais que atuam simultaneamente como materiais de construção e geradores de energia renovável.

SUNNA – Equador: Desenvolve aquecedores solares, lâmpadas e sistemas fotovoltaicos de fácil instalação, projetados para diversos contextos geográficos e socioeconômicos com intervenção técnica mínima.

Green Energy – Nicarágua: Fornece o Shagara WaterHub, integrando um tanque de purificação de água premiado com uma máquina de venda autônoma alimentada por um sistema solar fora da rede.

Quantum Motors – Bolívia: A primeira empresa da América Latina a integrar painéis solares diretamente em veículos elétricos urbanos; seu modelo Quantum E4 Solar inclui um painel flexível de teto de 100W para carregamento auxiliar.

Suno – Colômbia: Uma plataforma de finanças digitais que permite financiamento transparente e transfronteiriço para projetos de energia limpa no mundo real, começando com fazendas solares de escala comunitária.
 
Sobre a Aliança Solar Internacional:
 
A Aliança Solar Internacional é uma iniciativa global lançada em 2015 pela Índia e França na COP21 em Paris. Possui 125 Países Membros e Signatários. A Aliança trabalha com governos para melhorar o acesso e a segurança energética em todo o mundo e promove a energia solar como uma transição sustentável para um futuro de energia limpa. A visão em evolução da ISA está ancorada em quatro pilares estratégicos: (1) Hub de Financiamento Catalítico para desbloquear e mobilizar investimentos em escala; (2) Centro Global de Capacitação e Digitalização para fomentar inovação, plataformas digitais e capacitação nos Países Membros; (3) Engajamento Regional e Nacional para impulsionar intervenções personalizadas por meio de parcerias estratégicas; e (4) Roteiro Tecnológico e Político para acelerar a implantação de tecnologias solares emergentes por meio de estruturas políticas e recursos de conhecimento acionáveis. Com sua defesa de soluções alimentadas por energia solar, a ISA visa transformar vidas, trazer energia limpa, confiável e acessível para comunidades em todo o mundo, impulsionar o crescimento sustentável e melhorar a qualidade de vida. Em 6 de dezembro de 2017, 15 países assinaram e ratificaram o Acordo-Quadro da ISA, tornando a ISA a primeira organização intergovernamental internacional sediada na Índia.

Para mais informações, visite o site da ISA: www.isa.int

O que você achou?

Amei 23
Kkkk 17
Triste 9
Raiva 3

Carregando...

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.