Conecte-se conosco

Lançamento

Alexandra Pessoa faz um pacto com os tambores em seu novo EP “Tambora”

Publicado

em

Alexandra Pessoa faz um pacto com os tambores em seu novo EP "Tambora"

Já está disponível nas plataformas musicais o EP “Tambora”, de Alexandra Pessoa. O novo projeto da artista conta com seis faixas autorais, onde, além de compor e cantar, a artista também é responsável pelas percussões e pela produção musical. Alexandra é cantora e compositora de uma talentosa e efervescente geração de mulheres artistas soteropolitanas como Luedji Luna, Jadsa, entre outras. Seu primeiro álbum é o “Visita”, lançado em 2017. Seu trabalho autoral é construído através da sua memória musical afro baiana e nordestina, conduzido pelos princípios da comunicação, através do tambor e da voz.

Alexandra Pessoa faz um pacto com os tambores em seu novo EP "Tambora"

A ideia do novo trabalho nasceu a partir de um encontro de mulheres afro peruanas que Alexandra participou em sua passagem pelo Peru, em 2019, durante turnê com a Sempre Viva (formada por mulheres musicistas da América Latina). Uma das participantes mencionou a existência de um grupo de mulheres chamado “Las Tamboras”. A viagem foi o marco para que a artista assumisse de vez a percussão como sua companheira de palco e de vida. Assim que retornou a Salvador, Alexandra realizou um show que marcaria o início de “Tambora”, já com a formação musical do projeto. Guiada por seus tambores, caxixis e moringas, Alexandra conta, desde então, com a parceria e a sonoridade do acordeonista Daniel Neto e o do baixista Roberto Candido.

Link para ouvir: https://ps.onerpm.com/tambora

“Balé para Yamis”, “Morada”, “Coração de Bananeira”, “Um dia fora do Tempo”, “Pássaro” e “Matripotência” são as canções que contam a história de “Tambora”, palavra feminina do tambor, que também é o nome de um tambor presente em algumas regiões da “Améfrica Ladina”. “Tambora” também é nome de vulcão na Indonésia. “Tambora” fala sobre o poder da comunicação da mulher que transborda, transcende. “Tambora” traz para a superfície as memórias do fogo e seu poder transformador, a necessidade de olharmos para nós como parte da terra, da natureza, com pés no chão, sentindo a força da gravidade. “Tambora” é o poder do centro da terra, o sangue da mulher, a vibração do ventre e de sua força criativa como chama acesa.

Gravado em janeiro e fevereiro de 2021, em Salvador-BA, o EP celebra a trajetória de Alexandra Pessoa na música.

“Tambora é um trabalho compacto, pacto que fiz com os tambores. É onde me vejo. Um encontro comigo mesma pra comemorar 20 anos da minha trajetória percussiva e doze anos de um trabalho autoral como cantora e compositora”, define Alexandra.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light