Nesta quinta-feira, dia 27/01, às 17h, a Academia Brasileira de Música realizará uma cerimônia virtual de posse para sua mais nova Acadêmica, a educadora e musicista baiana Alda Oliveira, que passará a ocupar a cadeira nº 35. Eleita em novembro de 2021, Alda Oliveira passará a ocupar a cadeira nº 35 da ABM, que tem Octávio Meneleu Campos como Patrono, Eurico Nogueira França como Fundador e Jamary Oliveira como 1º Sucessor. A Acadêmica Ilza Nogueira fará o discurso de saudação.

                Alda Oliveira (14 de março de 1945, Salvador, Bahia) dedicou a sua carreira à interpretação pianística, à consolidação da educação música no Brasil, ao ensino de música em vários níveis e contextos e à pesquisa. Graduou-se em piano e Licenciatura em Música (UCSAL e UFBA), fez Mestrado em Composição (Tufts University) e PhD em Educação Musical (University of Texas). Foi pesquisadora nível 1 A do CNPq por treze anos.  Em 2015/2014 foi pesquisadora visitante no Eliot-Pearson Child Study Department da Tufts University onde concluiu o livro sobre a Abordagem PONTES (Paco Editorial, Jundiaí,SP, para formação do professor de música articulado às variáveis presentes nas situações e tramas presentes nos diversos contextos socioculturais. Publicou dois livros de canções para crianças e jovens: Passeio no Zoológico e Canções para Infância (Ed. Solisluna, Salvador).

                Alda recebeu prêmios em Composição, em Piano.  Foi Diretora da Escola de Mùsica da UFBA e da Escola Pracatum de Carlinhos Brown.  Presidiu a ABEM, a CEE/ARTES, a CEE/Música na SESU/ MEC e o I Encontro Latino Americano de Educação Musical ISME/ABEM em Salvador, Bahia. Recebeu os títulos de Sócia Benemérita da ABEM, de Housewright Eminent Scholar pela Florida University (USA) e de Honorário Life Member pela ISME (International Society for Music Education).

Assista ao vivo a cerimônia https://youtu.be/B1kDPifZnjE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.