BA

Agricultura familiar baiana aposta na versatilidade do palmito na Naturaltech 2022

Agricultura familiar baiana aposta na versatilidade do palmito na Naturaltech 2022

Um alimento versátil, que compõe variados pratos do nosso dia a dia, o palmito da agricultura familiar baiana desembarca pela terceira vez na Naturaltech 2022, que acontece até este sábado (11), no Pavilhão Anhembi, em São Paulo.

O produto é da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), localizada no município de Ituberá, e está disponível no estande Agricultura Familiar da Bahia, localizado na Rua H/I/7/8.

Os visitantes vão encontrar palmito de pupunha em conserva inteiro, em rodela e picado, cultivado de forma sustentável, comercializados com a marca Cultiverde. Um produto rico em vitamina A, C e as do complexo B, como a B6. Além disso, é fonte de minerais como zinco, potássio e sódio.

Marcela Miranda, que trabalha em uma indústria e distribuidora de ingredientes alimentícios, falou sobre a visita ao estande da Agricultura Familiar da Bahia na Naturaltech 2022 e sobre o palmito da Coopalm. “Meu objetivo aqui na feira é conhecer as novidades, as tendências dos produtos industrializados, visitar alguns dos nossos clientes e provei o palmito e achei muito gostoso. Ele é leve e macio, não achei tão ácido e nem o sabor de conserva muito forte, que eu já provei em outros palmitos. Foi um produto diferenciado. Também gostei muito da história que me falaram e da sustentabilidade desse produto”.

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.