Um alimento versátil, que compõe variados pratos do nosso dia a dia, o palmito da agricultura familiar baiana desembarca pela terceira vez na Naturaltech 2022, que acontece até este sábado (11), no Pavilhão Anhembi, em São Paulo.
O produto é da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), localizada no município de Ituberá, e está disponível no estande Agricultura Familiar da Bahia, localizado na Rua H/I/7/8.
Os visitantes vão encontrar palmito de pupunha em conserva inteiro, em rodela e picado, cultivado de forma sustentável, comercializados com a marca Cultiverde. Um produto rico em vitamina A, C e as do complexo B, como a B6. Além disso, é fonte de minerais como zinco, potássio e sódio.
Marcela Miranda, que trabalha em uma indústria e distribuidora de ingredientes alimentícios, falou sobre a visita ao estande da Agricultura Familiar da Bahia na Naturaltech 2022 e sobre o palmito da Coopalm. “Meu objetivo aqui na feira é conhecer as novidades, as tendências dos produtos industrializados, visitar alguns dos nossos clientes e provei o palmito e achei muito gostoso. Ele é leve e macio, não achei tão ácido e nem o sabor de conserva muito forte, que eu já provei em outros palmitos. Foi um produto diferenciado. Também gostei muito da história que me falaram e da sustentabilidade desse produto”.
O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.