No último dia 7 de março, o Hotel Mercure, em Florianópolis, foi palco da 4ª Jornada Condominial, um evento de destaque no mercado condominial brasileiro. Durante o evento, a renomada advogada Mariana Salum, sócia do escritório de advocacia Becker & Salum – referência em Direito Imobiliário e Condominial, apresentou uma palestra sobre o tema “Dano Moral ao Síndico” para uma audiência de aproximadamente 200 pessoas.
Com sua vasta experiência e conhecimento no campo do direito condominial, Mariana Salum trouxe contribuições valiosas para o debate, abordando questões cruciais que impactam diretamente a gestão dos condomínios. “Muitos de nós moramos ou trabalhamos em condomínios e o síndico é a pessoa escolhida para administrar todo o empreendimento, assumindo inúmeras responsabilidades. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que esses gestores sofram com ataques e ofensas verbais e até mesmo agressões físicas em razão do cargo que ocupam”, afirmou a advogada.
De acordo com Mariana, isso ocorre porque “os condomínios edilícios possuem toda uma legislação específica, voltada para o senso da coletividade. Porém, muitas pessoas se mudam para os condomínios mas não têm conhecimento sobre seus deveres como condôminos, o que acaba muitas vezes, sendo motivo de conflito entre moradores”, explica.
A Jornada Condominial é uma prévia do Porter Summit, o maior evento do país para o setor, que será realizado no dia 9 de novembro no Centrosul, em Florianópolis. No ano passado, aproximadamente 1.500 pessoas participaram do evento; em 2024 são esperadas cerca de 3.000 pessoas. Por enquanto, os nomes dos palestrantes ainda não foram divulgados, porém Mariana já adianta que o escritório Becker & Salum estará prestigiando o evento e ela prestando mentoria durante todo o evento auxiliando os síndicos e prestadores de serviço para condomínio em soluções jurídicas eficientes para os casos que serão abordados.
Ainda sobre o evento da última semana, Mariana Salum concluiu que “falar sobre o tema para uma audiência qualificada, composta por síndicos, administradores de condomínio e empresas prestadoras de serviço para este tipo de atendimento, e vê-las todas atentas, buscando conhecimento para fazerem a diferença no setor, foi muito gratificante”.