Home Notícias Sociedade ACNUR apoia a realização do Fórum de Conselhos e Comitês para Refugiados e Migrantes
Sociedade

ACNUR apoia a realização do Fórum de Conselhos e Comitês para Refugiados e Migrantes

Envie
Default Featured Image
Envie

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) apoiou a realização da I Reunião do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Refugiados e Migrantes que ocorreu na terça-feira (26) em Natal, Rio Grande do Norte. Iniciativa inédita no país, esta primeira reunião do Fórum reuniu representantes de dez estados e foi sediada e coordenada pelo Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN).

O representante interino do ACNUR no Brasil, Federico Martinez, abriu a sessão destacando a importância da realização do evento para facilitar a articulação e capacidade de resposta por parte dos estados no atendimento às principais demandas das pessoas refugiadas e migrantes que buscam proteção no país.

“Ao longo dos últimos anos, vimos conselhos e comitês estaduais protagonizarem a elaboração de planos e políticas inclusivas para pessoas refugiados e migrantes e estes espaços são fundamentais para a consolidação, fortalecimento e continuidade das estratégias públicas para pessoas refugiados, apátridas e migrantes no país, e como ACNUR temos muita satisfação de poder apoiar nesse importante trabalho.”

O diálogo entre os diferentes atores presentes no evento destacou o contexto e a atuação de cada conselho e comitê, além das principais questões de documentação da população refugiada, apátrida e migrante no país. Também foi debatida a importância desses espaços colegiados para o desenvolvimento de estratégias públicas duradouras.

“É essencial que sociedade civil e governo estejam articulados nos comitês e conselhos para que possamos avançar na estruturação de planos e políticas para essas populações”, afirmou Alexandre Canuto, representante do Governo Estadual de Minas Gerais no COMITRATE/MG.

Thales Dantas, presidente do CERAM/RN, também ressaltou a importância da criação do Fórum como um espaço de articulação nacional entre representantes de conselhos e comitês estaduais. “Estamos vivendo um momento histórico ao compor este colegiado nacional que dá início a um novo e inédito ciclo de atuação em prol dos direitos das pessoas refugiadas, migrantes e apátridas no Brasil. O encontro realizado em Natal/RN será lembrado como o início de um novo momento para a política de proteção a refugiados e migrantes no Brasil e o ACNUR é uma peça importante nesse novo momento”.

Como encaminhamento da reunião, nos próximos meses os membros do Fórum seguirão trabalhando na promoção de discussões e proposição de instrumentos para a viabilização de planos e políticas públicas para refugiados e migrantes, conforme consta na Carta Constitutiva do Fórum.

Estiveram presentes no evento representantes do Conselho Estadual do Paraná (CERMA/PR) e dos Comitês Estaduais do Acre (CEAMAR/AC), Ceará (Cemigtra-P-CE), Goiás (COMITRATE/GO), Mato Grosso do Sul (CERMA/MS), Minas Gerais (COMITRATE/MG), Rio de Janeiro (CEIPARM/RJ), Rio Grande do Norte (CERAM/RN), Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS) e São Paulo (CER/SP).

Estruturação do Fórum de Conselhos e Comitês para Refugiados e Migrantes

Em março deste ano, o Comitê Estadual de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS) realizou a Primeira Reunião Nacional de Comitês e Conselhos Estaduais para Refugiados e Migrantes, também com apoio do ACNUR.

Estiveram presentes representantes dos comitês e conselhos estaduais em atividade, tendo como objetivo fomentar a articulação regular e promover a troca de experiências, compartilhamento de desafios e boas práticas resultantes da implementação das políticas públicas.

Durante a reunião, foi aprovada a criação do Fórum Nacional de Conselhos e Comitês Estaduais para Refugiados e Migrantes, cuja proposta foi de servir como espaço amplo de discussão e debates de medidas que possam assegurar os direitos e promover caminhos para a integração local de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil.

Entrepay apoia McDia Feliz 2025 e doa mais de mil tíquetes de Big Mac a colaboradores

Entrepay apoia McDia Feliz 2025 e doa mais de mil tíquetes de Big Mac a colaboradores

Leia Mais
Qual o preço para contratar um investigador particular?

Qual o preço para contratar um investigador particular?

Leia Mais
Campanha do Agasalho 2025 do Cartão de TODOS arrecada mais de meio milhão de agasalhos

Campanha do Agasalho 2025 do Cartão de TODOS arrecada mais de meio milhão de agasalhos

Leia Mais
VIII Caminhada da Adoção emociona a Avenida Paulista e reforça o direito à convivência familiar

VIII Caminhada da Adoção emociona a Avenida Paulista e reforça o direito à convivência familiar

Leia Mais
Bruno Contesini destaca importância do IR “solidário” para criação de oportunidades

Bruno Contesini destaca importância do IR “solidário” para criação de oportunidades

Leia Mais
Envie