Aclamada Cia Teatro do Nada comemora 22 anos com mostra de espetáculos no Teatro Café Pequeno, no Leblon

Aclamada Cia Teatro do Nada comemora 22 anos com mostra de espetáculos no Teatro Café Pequeno, no Leblon

Carlos Pinho
6 min p/ ler 65 já leram
DivulgaçãoDivulgação

“Tudo do Nada” exalta o legado de um dos grupos precursores do teatro de improviso no Brasil e a primeira companhia profissional de Impro do Rio de Janeiro

A Cia Teatro do Nada comemora 22 anos de atividades com TUDO DO NADA, uma mostra de quatro espetáculos do repertório do grupo: “Improvisa Comigo Esta Noite”, “Dois é Bom”, “Segredos” e “Rio de Histórias”. A temporada acontece no Teatro Café Pequeno, no Leblon, de 09 de janeiro a 01 de fevereiro, sempre às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.  Fundada em 2004, o Teatro do Nada foi um dos grupos precursores do teatro de improviso no Brasil e a primeira companhia profissional de Impro do Rio de Janeiro. Em agosto de 2025, a Cia recebeu a Moção Aplausos, entregue pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro pelas mãos da vereadora Mônica Benício, Presidente da Comissão de Cultura, em reconhecimento à importância do grupo no cenário cultural carioca. Para celebrar esses 22 anos de trabalho contínuo de pesquisa, fomento, produção e ensino da linguagem da improvisação teatral, a Cia apresenta em TUDO DO NADA seus espetáculos mais longevos e consagrados, um recorte expressivo da sua trajetória artística. 

Para Claudio Amado, um dos fundadores e diretores do grupo, essa é uma chance única de conhecer (ou rever) o trabalho da companhia e descobrir como o teatro de improvisação tem infinitas possibilidades dramatúrgicas e temáticas: “Vamos remontar os espetáculos mais importantes da trajetória do Nada. Dois é Bom (2006), por exemplo, foi o 1º espetáculo de improvisação estilo Long Form criado e apresentado no Brasil. Segredos (2010) é um clássico do grupo que fazemos há 16 anos, ganhou prêmios, fez turnês e já foi montado até em espanhol. Rio de Histórias (2016) foi o nosso primeiro formato totalmente autoral, e Improvisa Comigo esta Noite (2023) é o meu primeiro solo de improviso. Quem só conhece o Impro pelos jogos de improviso, mais famosos por causa da internet, tem muito que descobrir ainda…”, promete Claudio.

A Cia Teatro do Nada nasceu em 2004 no Rio de Janeiro, e desde então pesquisa e produz unicamente espetáculos de improvisação teatral, estilo conhecido mundialmente como IMPRO ou IMPROV. Possui sete espetáculos em seu repertório: Teatro do Nada (2004), Nada Contra (2006), Dois é Bom (2009), Improzap (2008), Impro Night (2009), Segredos (2010), Rio de Histórias (2016) e Improvisa Comigo Essa Noite (2023). No Brasil, participou dos festivais de teatro de Angra dos Reis (FITA), Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP) e do Inverno Cultural de São João Del Rey. No exterior, representou o Brasil em festivais internacionais de improvisação no Chile, Colômbia, Argentina e na Costa Rica. 

Em TUDO DO NADA serão apresentados quatro espetáculos, um por semana, com 3 apresentações cada, na sexta, sábado e domingo. Em todos eles a criação dramatúrgica espontânea e coletiva, marca registrada do grupo, se faz presente em cena para discutir temas atuais, compartilhar histórias (reais ou inventadas), e, como sempre, convidando o público a participar criativamente da construção do espetáculo, seja dando sugestões ou compartilhando segredos ou relatos pessoais. Toda apresentação de um espetáculo de Impro jamais se repete igual, e somente quem estava ali presente, naquela noite, terá visto aquela performance única. Por isso, cada espetáculo pode ser visto várias vezes, pois cada apresentação terá novas sugestões, histórias e personagens.

“A mostra vem referendar o recebimento da moção, pela importância, qualidade e potência artística do grupo. É o reconhecimento público pela contribuição que o grupo traz para a cultura do Rio de Janeiro, sendo o primeiro e mais antigo grupo de improviso do Brasil. Já contribuíram muito na formação de artistas, na criação de outros grupos de improviso e principalmente por publicações, pesquisas e realizações de espetáculos voltados para o Teatro de Improviso”, diz André Garcia Alvez, produtor executivo da mostra.

SINOPSES:

IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE – Dias 09, 10 e 11/01

Sinopse: Sozinho no palco, o ator Claudio Amado conta com a participação espontânea da plateia para criar cinco cenas inéditas e improvisadas a cada noite. Os espectadores, que se tornam coautores do espetáculo, têm a oportunidade de contribuir com a dramaturgia de diversas formas: seja cantando uma canção em conjunto, representando a voz de Deus, movimentando o corpo ou até mesmo utilizando a lanterna de seus celulares. Ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Improvisador no 2º IMPRO GRAND PRIX e o prêmio de Melhor Direção de Monólogo no V FESTAR. 

DOIS É BOM – Dias 16, 17 e 18/01

Sinopse: Primeiro espetáculo de improvisação estilo Long Form criado e apresentado no Brasil, estreou em 2009. A partir de uma única palavra sugerida pela plateia no início da sessão, Claudio Amado e Ana Paula Novellino desenvolvem os temas que serão usados ao longo da performance, que conta com 4 cenas distintas que se conectam na última narrativa. Todos os personagens, diálogos, situações, conflitos, relações, tudo é uma criação espontânea e contínua dos atores do início até o final. Da mesma forma, a trilha sonora e a iluminação também são confecções do momento. As canções, a cargo de Aldo Medeiros/Taiyo Omura, são compostas e tocadas pela primeira vez em cena, inspiradas nas situações que acabaram de acontecer. 

SEGREDOS – Dias 23, 24 e 25/01

Sinopse: Espetáculo de estilo Long Form, Segredos é um formato original do grupo inspirado no formato Secrets do grupo Tongue & Groove, dos EUA, no qual os atores constroem cenas, monólogos e personagens a partir de segredos reais escritos pelo público antes de cada apresentação. Segredos como “Meu marido cozinha mal, mas eu sempre elogio.” ou “Encosto o ouvido na parede quando a vizinha briga com o marido.” ganham vida nos palcos se tornando argumento para a criação dos atores. Estreado em 2010, Segredos cumpriu temporadas em diversos teatros desde então, além de circular pelas Arenas Culturais com patrocínio da Prefeitura do RJ. Também integrou a programação do Sesi Cultural pelo estado do RJ.

RIO DE HISTÓRIAS – Dias 30, 31/01 e 01/02

Sinopse: Último espetáculo da Cia, estreado em 2016, ‘Rio de Histórias’ é um formato próprio do grupo tendo como tema central a cidade do Rio de Janeiro. Inspirados pelo universo carioca, os atores criam cenas, histórias e diálogos que só no Rio seriam possíveis. Um Long Form carioca que, ao falar de sua aldeia, se torna universal. O público participa gravando depoimentos em áudio sobre a cidade minutos antes da apresentação e o material é depois usado como inspiração para as histórias criadas em cena. Espetáculo ganhou os prêmios de Melhor Improvisador, Melhor Trilha Improvisada e Prêmio de Reconhecimento pelos 21 anos de Improviso, no 3º IMPRO GRAND PRIX (2025) 

Ficha Técnica:

Elenco: Claudio Amado, Ana Paula Novellino, Lola Borges, Pedro Figueiredo, Ivan Fernandes, Éber Inácio, André Garcia Alvez, Pedro Garcia Alvez, Cacá Ottoni, Tuila Jost, Cecilia Vaz

Músicos: Aldo Medeiros, Taiyo Omura

Iluminação: Pedro Garcia Alvez

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Produção executiva: André Garcia/Bigorna Cultural

Fotos: Thiago Facina

Programação Visual: Pedro Figueiredo

Arte do banner: Luca de Castro

SERVIÇO:

TUDO DO NADA – Mostra de Repertório da Cia Teatro do Nada

Local: Teatro Café Pequeno – Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, Rio de Janeiro
Temporada: Dias 09, 10 e 11/01 – Improvisa Comigo esta Noite / Dias 16, 17 e 18/01 – Dois é Bom / Dias 23, 24 e 25/01 – Segredos / Dias 30, 31/01 e 01/02 – Rio de Histórias
Horários: Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$20 (meia-entrada) e R$40 (inteira), venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/tudo-do-nada/3259457   

Classificação etária: 16 anos

 

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 62
Kkkk 10
Triste 12
Raiva 1

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.