Home Estilo e Vida Saúde A Insônia: Um vilão que atrapalha a saúde do sono
Saúde

A Insônia: Um vilão que atrapalha a saúde do sono

Envie
A Insônia: Um vilão que atrapalha a saúde do sono
Envie

Para ter uma boa noite de sono, é preciso entender o que é o sono, como funciona o processo de dormir bem.

Há quem acredite que durante o sono é a hora que o cérebro desliga. Mas de acordo com a Médica Nutróloga Carolina Holanda, não! “O cérebro trabalha mais durante o sono, pois ele precisa regular a temperatura corporal, atuando na consolidação da memória, liberar neurotransmissores e outras substâncias químicas para a homeostase, que é o equilíbrio do corpo na parte fisiológica” – explica.

Uma noite de sono tranquila já se tornou um dos momentos raros no cotidiano de algumas pessoas, como é o caso da comerciante Lusia Bezerra, já que durante a pandemia desenvolveu ansiedade e desde então, não consegue ter uma boa noite tranquila. “Já não durmo bem a noite há um bom tempo, apesar que no último mês venho mudando hábitos e aos poucos, estou melhorando. Mudança é fundamental” – destaca.

A insônia pode afetar a saúde das pessoas que não conseguem ter uma noite de sono correta, e pode se agravar para crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorrer pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses.

Pesquisas apontam que a famosa insônia afeta aproximadamente 40% da população brasileira, esses dados foram estimados pela a Organização Mundial da Saúde (OMS). Um percentual superior significativo, quase 70% dos adultos brasileiro revelam que sofrem de um vilão chamado estresse. Isso impacta diretamente na saúde do sono.

De acordo com a Médica Nutróloga Carolina Holanda, a insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas, o que causa problemas persistentes para dormir e permanecer dormindo. A maioria dos casos de insônia está relacionada a ansiedade e depressão, como também a maus hábitos de sono, não praticar exercícios físicos e até uso de alguns medicamentos.

“Algumas simples mudanças podem ajudar a melhorar o hábito de dormir com mais qualidade e assim acordar mais disposto para executar seu dia e melhorar a saúde física, pois o corpo necessita desse descanso” – pontua a nutróloga.

Dra. Carolina Holanda | Foto: Divulgação

Dicas – Valiosas para ajudar uma boa noite de sono:

Saiba como mudar hábitos e melhorar o sono. Essas são as dicas preciosas da Dra. Carolina Holanda

  • Evite alimentos que estimula seu corpo durante seu sono, como: café, coca, chimarão, chá, chocolate ou alimentos muito pesados.
  • Nossa cama é nosso santuário. Ela não foi feita para comer, estudar, trabalhar ou mesmo mexer no celular.
  • Evite dormir durante o dia, pois isso faz com que você tenha sonos curtos e assim não vai conseguir alcançar o sono reparador a noite.
  • Alimentos como banana, cereja, abacaxi, gengibre, nozes e aveia ajudam a produzir melatonina, que é o forte indutor de sono. Se alimentar de três a quatro horas antes de dormir com esses alimentos, ajuda a você alcançar com mais facilidade aquele sono profundo.
  • 15 a 30 minutos por dia de exposição ao sol ajuda a estimular a produção de melatonina.
  • Atuar na mente ansiosa. Por termos muitas preocupações, as vezes deitamos e ficamos culminando pensamentos. Então, tire de cinco a dez minutos antes de deitar e escreva tudo que está em sua mente como programações, frustrações ou até mesmo coisas boas. Isso vai aliviar e te dar paz.
  • Última dica é praticar exercícios de três a quatro vezes por semana, durante 40 minutos. Além de trabalhar pressão arterial, evita infartos, depressão e muitas outras doenças, liberando a endorfina e a dopamina, que são responsáveis pelas sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade.

Serviço:

Cuidar do sono, dormir bem ajuda na longevidade, no humor evitando algumas doenças. Por isso quando o corpo sinalizar, é necessário buscar profissionais que possam orientar, e diagnósticar a causa da insônia.

Sobre: Dra. Carolina Holanda

Carolina Holanda Víctor de Oliveira , Médica Nutróloga: Saúde Mental – Emagrecimento- Hormônios

Contato: Dra. Carolina(86) 981909696

Enfermagem Geriátrica: o Cuidado Especializado que Garante Dignidade e Autonomia na Terceira Idade

Enfermagem Geriátrica: o Cuidado Especializado que Garante Dignidade e Autonomia na Terceira Idade

Leia Mais
Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Leia Mais
Psicanálise lidera buscas entre abordagens psicológicas; confira ranking

Psicanálise lidera buscas entre abordagens psicológicas; confira ranking

Leia Mais
Tratamento da osteoporose exige abordagem integrada

Tratamento da osteoporose exige abordagem integrada

Leia Mais
Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Leia Mais
Envie