A Hoepers, maior empresa de recuperação de créditos e securitização, adquiriu 20% da 4Mooney, desenvolvedora de tecnologia para serviços financeiros e cobrança. Segundo Manfredo Hoepers, presidente da Hoepers, o objetivo é ter uma projeção nos resultados de recuperação em até 25% nas carteiras administradas pela empresa, implantar tecnologia de ponta e buscar clientes maiores.
Atualmente a Hoepers administra 17 milhões de CPFs de devedores, chegando a R$ 25 bilhões em dívidas. Desse volume, uma grande parte dos acordos de recuperação ocorrem por canais digitais. Segundo o executivo, “a partir desta aquisição, a expectativa é que a integração da tecnologia da 4Mooney amplie esse resultado em 20% a 25%, assim, temos um poder mais competitivo no mercado para compra de novas carteiras”.
Patrícia do Amaral e Silva, sócia fundadora e diretora administrativa, destaca que o DNA da 4Mooney, ao longo de cinco anos de atuação, sempre foi pesquisar e desenvolver soluções com tecnologia cognitiva para o mercado financeiro. “Durante alguns anos, travamos conhecimento e relacionamento com a Hoepers e foi um processo natural derivado de nosso desenvolvimento de alta tecnologia, de nossa capacidade de inovar em todas as tecnologias que criamos”.
Vale lembrar que a Hoepers é a mais antiga e sólida securitizadora em atividade no Brasil ininterruptamente e, que ao longo de todos esses anos, sempre foi líder na lucratividade no que se refere às operações de securitização, além de acreditar em novos caminhos tecnológicos para o crescimento. “Também desejávamos crescer em direção aos mercados internacionais centrados na Europa, América e no Oriente, mercados em que a Hoepers já conta com larga experiência. Dessa maneira, abrir parte do capital acionário da empresa com o intuito de uma inserção quase infinita de capital intelectual de Manfredo Hoepers centrado na gestão empresarial e voltada para o lucro e crescimento foi uma decisão natural, ressalta a executiva.
A 4Mooney consolidou um novo movimento tecnológico baseado no uso de modelos matemáticos avançados, estruturas cognitivas, procedimento lúdicos, estruturação de modelo mental, mineração profunda e, obviamente, a utilização de aplicações para aceleração do processamento massivo de dados em busca de informações de alto valor agregado.
Este conjunto de atividades objetiva através da mescla de todas essas tecnologias gerar um modelo capaz de interpretar, interferir, contribuir e direcionar com precisão milimétrica a linha decisória do ser humano em relação à conceitos que consolidam a suas atividades. Dessa forma é possível entender não só o que falar, mas também como falar, por meio do método de digitalização da voz conseguimos gerar infinitos discursos individuais, e assim, executar as atividades de recuperação financeira com uma probabilidade infinitamente maior que os métodos tradicionais.
Segundo Patrícia, para consolidar todas as atividades em um só conjunto operacional, criamos o que chamamos de JORNADA DE MEIOS DE PAGAMENTOS DIGITAIS. “Além destas tarefas, ainda constroem os modelos lúdicos através de roteiros e scripts integralmente individualizados e portados para a realidade da carteira em si, bem como, ao entendimento do comportamento de cada indivíduo que faz parte da base de dados”, avalia.
O método permite a utilização de até 300 atributos qualitacionais por indivíduo, somando-se até 50 variáveis comportamentais não estruturadas e um conjunto de até 50 equações simultâneas para simulação de valores de pagamento e taxas de desconto. Com propriedade destes materiais para cada indivíduo será calculado uma resultante nessa matriz tridimensional que determina a solução ideal em modelo de proposta com valores financeiros e temporização para a solução do problema através de um contrato de renegociação. “Realizamos para uma base de mais de 1.000.000 clientes essa análise em menos de 30 minutos, o que seria uma tarefa de meses de trabalho se usássemos a computação tradicional. Simultaneamente podemos executar o processo para calcular o índice de adimplência, a taxa que define segundo um “determinado ponto de vista” a probabilidade de um determinado indivíduo em cumprir um contrato de renegociação ou assumir um contrato para aquisição de bens e serviços e este ser performatizado com sucesso. Podemos chegar com nossa metodologia a uma taxa de sucesso superior a 20%”, afirma Patrícia.
A executiva salienta que o aporte será dedicado para melhoria dos sistemas, ampliação da qualidade comercial, finalização de novas tecnologias e a melhoria da estrutura funcional e comercial da empresa. “Agora podemos usufruir de filiais em diversas cidades do Brasil, canais de comunicação direto com grandes investidores e grandes contratantes nos mais diversos países do mundo. O que consolida nossa tecnologia, principalmente, para os países onde o sistema de comercialização de produtos, serviços e bens financeiros se assemelham ao modelo brasileiro que em muitos pontos é uma réplica do modelo americano”.
Sobre expectativas, Manfredo destacou um crescimento de 20% a 25%. Segundo Patrícia, essa taxa de crescimento específica é um ponto determinante da visão de um grande executivo, se for esse o objetivo vamos executá-lo com certeza e precisão. E salienta “nosso maior objetivo é consolidar as nossas tecnologias, registrar as patentes e evoluir em relação a nosso posicionamento do mercado como líder em tecnologia cognitiva para a jornada de meios de pagamentos digitais no Brasil e no Mundo”.