Cultura
Artista francês Jean-Michel Othoniel está no Brasil para apresentar escultura exclusiva e personalizada para o edifício Plenitude
Artista francês Jean-Michel Othoniel está no Brasil para apresentar escultura exclusiva e personalizada para o edifício Plenitude
O artista francês Jean-Michel Othoniel, celebrado autor de obras em exibição permanente no Museu do Louvre, em Paris, esteve em São Paulo para apresentar nesta terça-feira (18) os primeiros detalhes da escultura exclusiva que criará para o Plenitude, novo empreendimento das incorporadoras Liv Inc-Kopstein e RFM na rua Dr. Melo Alves, nos Jardins. Será a primeira peça personalizada de Othoniel para um empreendimento imobiliário no Brasil.
A obra será visível a todos que passarem em frente ao prédio, e foi definida pelo artista como um presente para a cidade e um convite à poesia no coração da capital paulista. “É muito importante para mim que as pessoas na rua tenham acesso visual à arte. Será um verdadeiro presente do Plenitude para a cidade oferecer acesso a uma obra e à poesia que estamos trazendo por meio da arte”, afirmou, em evento realizado no estande do Plenitude, cujo projeto é assinado pelo arquiteto Marcio Kogan.
Conhecido pelo uso de materiais como contas e tijolos de vidro, ouro, cera, enxofre e metal, além de colaborações com Chanel, Dior e LVMH, Othoniel falou sobre referências que o inspiram no processo de criação da peça e a importância de ampliar o acesso à arte no cotidiano. “A ideia de plenitude foi muito inspiradora para mim em termos de poesia e serenidade. A arte é hoje um espaço importante no mundo para levar esperança, alegria e beleza às pessoas”, disse. “É quase um ato político, como artista, oferecer esses elementos ao público, e às pessoas que terão a chance de viver no edifício e desfrutar todos os dias.”
A escultura será instalada no lobby da nova torre e reforça a vocação das incorporadoras de integrar arte, arquitetura e experiência urbana nos pontos mais nobres de São Paulo. Assinado pelo arquiteto Marcio Kogan, o Plenitude, novo empreendimento das incorporadoras Liv Inc-Kopstein e RFM, terá 44 andares e será uma das mais altas torres dos Jardins. A cobertura triplex está estimada em R$ 150 milhões. Um andar inteiro (22°) será preparado para receber a academia de 500 m² com vista de 360º da cidade. Com VGV (valor geral de vendas) de R$ 1,3 bilhão, o Plenitude combina arquitetura autoral, engenharia de ponta e experiências residenciais que posicionam o edifício como um futuro marco urbano da cidade.




